Kamala x Trump

Eleições dos EUA: o que dizem as últimas pesquisas eleitorais?

A maioria das pesquisas eleitorais mostra pouca vantagem de um candidato em relação ao outro; pleito acontece na próxima terça (5)

Donald Trump e Kamala Harris
Foto: reprodução/Facebook | divulgação

Com a proximidade de eleições, é comum que as pesquisas eleitorais passem a apresentar um desenho mais claro sobre qual será o resultado. Essa, porém, não é a realidade dos EUA este ano. Há quatro dias do pleito, a disputa entre a democrata Kamala Harris e o republicano Donald Trump torna-se cada vez mais incerta.

A maioria das pesquisas eleitorais mostra pouca vantagem de um candidato em relação ao outro, tendo essas vantagens caído com o passar dos meses.

As pesquisas do Colégio Eleitoral mostram que o cenário nos sete Estados-chave são igualmente desafiadoras e fornecem poucas pistas óbvias sobre quem atingirá o limite de 270 votos de delegados essenciais para a vitória.

Confira o resultado das últimas pesquisas eleitorais para as eleições dos EUA

Pesquisa The Guardian

Segundo levantamento do jornal britânico The Guardian, Kamala Harris estava à frente com 47% das intenções de voto, enquanto Donald Trump tinha 46% até o dia 30 de outubro.

A média das pesquisas feitas pelo The Guardian mostra Kamala liderando por um único ponto em Michigan e por menos de 1% na Pensilvânia, Geórgia, Wisconsin e Nevada. Trump tem uma vantagem de dois pontos na Carolina do Norte e uma vantagem de um ponto no Arizona.

Ipsos/Reuters

Na pesquisa Ipsos/Reuters finalizada em 27 de outubro, Kamala tem um ponto de vantagem contra Trump (44% x 43%) nestas eleições.

Distância diminuiu em relação ao levantamento feito entre os dias 16 a 21 de outubro, quando Harris tinha 45% e Trump, 43%.

Morning Consult

Pesquisa com maior amostragem, a Morning Consult realizada entre os dias 18 e 20 de outubro mostra a candidata democrata com 50% contra 46% de Trump.

Ainda de acordo com a pesquisa, os republicanos marcam maior popularidade na campanha. Desde que as pesquisas da Morning Consult se iniciaram, em setembro, a rejeição de Trump caiu e sua favorabilidade aumentou, embora ainda se mantenha no vermelho.

Já a favorabilidade líquida de seu candidato a vice, JD Vance, cresceu e o deixou com apenas um ponto negativo.

GBAO/The Wall Street Journal

De acordo com o levantamento, Trump lidera por dois pontos percentuais. O candidato republicano apareceu com 47% das intenções de voto, contra 45% de Kamala Harris.

Segundo a mesma pesquisa, o mandato de Trump como presidente tem maior aprovação. Desde que o jornal começou a realizar a pesquisa sobre o tema, em 2022, o índice chegou ao ponto mais alto: 52% aprovam o trabalho do republicano enquanto esteve na presidência do país, entre 2017 e 2020.

Os entrevistados desaprovam trabalho de Kamala como vice. 54% disseram que não gostam do trabalho da candidata, enquanto 42% aprovam.

The New York Times/Siena College

Os candidatos aparecem empatados, com 48%. Harris aparecia com uma vantagem de três pontos percentuais na última pesquisa, publicada no início de outubro.

O levantamento aponta que 15% dos eleitores ainda não se decidiu. Dentro desse grupo, a pesquisa relata que Kamala lidera: 42% preferem a democrata, contra 32% que considera Trump uma melhor opção.