Prefeitura de SP

Eleições em SP: Nunes e Boulos têm empate técnico, diz Gerp

Segundo levantamento, Nunes tem 21% e Boulos, 20% da intenção de votos; Pablo Marçal, Datena, Tabata e Kim Kataguiri empatam no 3º lugar

Guilherme Boulos e Ricardo Nunes
Guilherme Boulos e Ricardo Nunes / Foto: Câmara dos Deputados/ Iara Morselli/Esfera Brasil/Divulgação

Mais uma pesquisa eleitoral apontou para um empate técnico entre o atual prefeito da cidade de São Paulo (SP) e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL). Segundo levantamento do instituto Gerp, Nunes tem 21% e Boulos, 20% da intenção de votos.

Pablo Marçal (PRTB) e o apresentador José Luiz Datena (PSDB) aparecem em seguida com 9% da intenção de votos. Na sequência, Tabata Amaral (PSB) tem 6% e Kim Kataguiri (União) aparece com 3%.

Os quatro candidatos estão empatados tecnicamente na terceira posição. Marina Helena (NOVO) tem 2% e Altino Prazeres (PSTU) aparece zerado no levantamento.

O número de eleitores que afirmam que não vai votar em nenhum dos candidatos nas eleições é de 13%, enquanto quem diz que não sabe ou não responde chega a 17%.

Mais dados da pesquisa Gerp para as eleições em SP

O levantamento mostra que o atual prefeito vai melhor na zona sul, com registro de 23% de intenção de votos, enquanto Boulos tem 16%.

O candidato do Psol, por sua vez, lidera na zona norte com 26%, contra 14% de Ricardo Nunes.  Nas outras regiões da cidade, os dois pré-candidatos aparecem tecnicamente empatados na liderança.

Outro destaque no recorte regional é Tabata Amaral, que marca 20% na região central da cidade. Esse é o único segmento que coloca a deputada na terceira posição de forma isolada. Pablo Marçal se destaca no norte da cidade de São Paulo, onde registra 17%.

No recorte por idade, Nunes vai pior entre os mais novos. Na faixa entre 18 e 24 anos, o atual prefeito tem apenas 10% das intenções de voto, e fica na terceira posição.

Boulos, com 20%, e Pablo Marçal, com 19%, lideram nesse recorte da população. A maioria dos jovens, cerca de 48%, apontam que não votar em nenhum das opções. Entre as pessoas acima de 35 anos, Nunes lidera. Boulos fica à frente entre os idosos. Marçal tem o seu pior desempenho entre os adultos e idosos, grupo no qual marca apenas 4%.

No recorte por renda familiar, Nunes fica numericamente à frente em quase todos os segmentos, com Boulos se destacando com folga apenas entre as pessoas que recebem mais de 30 salários mínimos.

Mais de 20% das pessoas que recebem até um salário mínimo não querem escolher nenhum dos candidatos informados.