A presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Cármen Lúcia, declarou no início da tarde deste domingo (6) que as eleições municipais estão ocorrendo com tranquilidade e sem ocorrências significativas.
Cármen Lúcia afirmou que apenas 0,3% das urnas eletrônicas precisaram ser substituídas por outras devido a falhas. Além disso, ela destacou que o comparecimento das pessoas está sendo significativo.
“Até aqui as eleições estão tranquilas, não há nenhuma ocorrência, nada significativo. Todas as providências que foram adotadas, todas, tanto de segurança, segurança dos eleitores, como a chegada das urnas devidamente nos locais, tudo que foi previamente adotado, todas as medidas adotadas estão hoje com os seus efeitos comprovados”, afirmou ela, de acordo com o “G1”, em entrevista coletiva para a imprensa no Centro de Divulgação Eleitoral, no TSE.
“Os eleitores estão indo às urnas no Brasil inteiro desde às oito horas da manhã no horário de Brasília. Nós temos um número bem significativo de presença e praticamente nenhuma mudança de urna, que é uma situação normal: 0,3% de urnas substituídas por outras urnas”, completou.
Eleições: Moraes vota em SP e faz selfies com eleitores
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, chegou ao Colégio Madre Alix, localizado na zona sul de São Paulo, às 10h40 deste domingo (6) para exercer seu direito de voto.
Ignorando os jornalistas, ele foi cercado por eleitores que aproveitaram a oportunidade para pedir selfies com o ministro. A votação ocorreu tranquilamente, sem filas, e Moraes permaneceu no local por menos de 20 minutos.
No sábado (10), o ministro havia intimado o candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, a fornecer esclarecimentos em até 24 horas sobre postagens feitas na plataforma X (anteriormente conhecida como Twitter), que foi suspensa por sua ordem.
Tabata vota acompanhada de crianças e Alckmin
A candidata à Prefeitura de São Paulo, Tabata Amaral (PSB), votou na manhã deste domingo (6) na Escola Municipal Professor Mário Schenber, na Vila Missionária, Zona Sul da cidade. A candidata foi acompanhada por diversas crianças e pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), marcando esta manhã de início das eleições.
Tabata foi à urna às 10h (horário de Brasília), e todas as crianças que a acompanharam entraram na cabine.