João Campos (PSB), prefeito do Recife (PE), garantiu a reeleição para um segundo mandato à frente da capital pernambucana neste domingo (6).
Às 19h37 deste domingo (6), com 74,74% das urnas apuradas, Campos acumulava 77,41% dos votos válidos. Seu principal adversário, Gilson Machado (PL), registrava 14,15%, enquanto Dani Portela (PSOL) somava 4,03%.
Filho do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (1965-2014), João Campos confirmou as expectativas e assegurou a reeleição ainda no primeiro turno, com ampla vantagem sobre os concorrentes.
Potencial candidato ao governo de PE em 2026
Desde o ano passado, muito antes do início oficial da campanha eleitoral em Recife, a massiva aprovação da gestão de João Campos e sua liderança constante nas pesquisas de intenção de voto se consolidaram mês a mês, reforçando a percepção de que o resultado das eleições já estava praticamente definido.
Ao longo da campanha, Campos, que frequentemente figura entre os prefeitos mais bem avaliados do Brasil, manteve-se com índices de intenção de voto entre 70% e 80%.
Com apenas 30 anos, o jovem político apostou fortemente nas redes sociais, utilizando uma abordagem descontraída em vídeos informais e até participando de “dancinhas” no TikTok, buscando se conectar com o público jovem.
Com essa vitória expressiva, João Campos consolida-se como uma figura política de relevância nacional, seguindo os passos de seu pai. O apoio do presidente Lula também reforçou sua posição na eleição deste ano.
Em 2026, seu nome já é apontado como um dos principais candidatos ao governo de Pernambuco. Ele pode enfrentar na disputa a atual governadora, Raquel Lyra (PSDB), e sua prima, a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), com quem disputou a prefeitura do Recife em 2020.
Eleições 2024: David Almeida e Alberto Neto vão ao 2° turno em Manaus
O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) disputarão o segundo turno das eleições municipais na capital amazonense. Com 95,33% das urnas apuradas, David obteve 32,09% dos votos, enquanto Capitão Alberto registrou 25% na eleições 2024.
Amon Mandel (Cidadania) terminou na terceira posição, com 19,16% dos votos. O índice de abstenção na eleição foi de 19,41%.
Apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Capitão Alberto Neto, da Polícia Militar do Amazonas, se apresenta como cristão e conservador. Natural de Fortaleza, no Ceará, o candidato tem suas pautas centradas principalmente no combate à criminalidade.
O atual prefeito de Manaus, nascido na cidade, é formado em Direito e iniciou sua trajetória política em 2006. Em 2017, ele assumiu o governo do estado de forma interina, após a cassação do então governador José Melo de Oliveira e do vice, Henrique Oliveira, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na época, ocupava a presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).