Primeiro país a concluir a votação para as eleições presidenciais, a Nova Zelândia deu “vitória” a Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista recebeu 329 dos 451 votos válidos em Wellington, quando não são considerados os brancos e nulos, segundo dados extraoficiais postados nas redes sociais por integrantes dos locais de votação.
Em 4 urnas da cidade de Wellington, na Nova Zelândia, o ex-presidente presidente Lula venceu em todas. Jair Bolsonaro (PL) conquistou 71 votos na cidade, ou 15,7% do total de votos válidos. Ciro Gomes (PDT) somou 23 votos, ou 5,1% dos votos válidos, enquanto Simone Tebet (MDB) teve oito votos, ou 1,8% dos votos válidos.
Felipe D’ávila (NOVO) somou 11 votos no país (2,4% do votos válidos) e Padre Kelmon (PTB), três votos.
Os dados foram obtidos dos boletins de urna afixados na parte externa da embaixada, como qualquer outra seção eleitoral.
O TSE só divulga oficialmente depois de fechada a votação no Brasil, mas integrantes da comunidade brasileira tiraram fotos destes boletins e as divulgam em redes sociais e para amigos e parentes.
Lula é derrotado por Bolsonaro no Japão
O presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu vitorioso no Japão. Também em divulgação extraoficial, o chefe de Estado recebeu 5.718 votos, contra 2.434 de Lula em Tóquio.
Em Nagoia, a vantagem também foi de Bolsonaro, que recebeu 79,2% dos votos, enquanto que Lula alcançou 10,7%, Ciro 5,3%. Na sequência vieram Simone Tebet (MDB), com 4,1%, Leonardo Péricles (UP), com 0,5%, e Felipe D’Avila (Novo), com 0,2%.
O universo de eleitores, porém, é pequeno nas seções de Nagoia. Em números absolutos, foram 774 votos para Bolsonaro e 98 para Lula.
Já o ex-presidente está na frente nos dois principais centros eleitorais chineses, Pequim e Xangai. Até o momento, o petista venceu também em Singapura ,com 182 votos contra de 97 de Bolsonaro, e na capital da Coreia do Sul, Seul.
O candidato do PT também venceu na Austrália, com 575 votos contra 375 do presidente e em Ramala, na Palestina, com 85% dos votos válidos nas duas urnas da cidade. Enquanto isso, Bolsonaro teve 7,5%.
No total, o petista somou 592 votos, dos 693 dados em candidatos. Bolsonaro ficou com 52. Se considerados também os brancos e nulos, foram 716 votos em Ramala.
Em Tel Avivi, Israel, Bolsonaro venceu as eleições por pequena margem na soma de três das quatro urnas da cidade.