Política

Eleições: mais de 900 urnas eletrônicas já foram substituídas

Ao todo, foram preparadas 472.075 urnas para votação e outras 64.918 estão de contingência

Em menos de duas horas do início da votação de segundo turno das eleições no Brasil, cerca de 926 urnas já foram substituídas em algumas seções. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), apesar das substituições, não houve necessidade de votação manual. 

Ao todo, foram preparadas 472.075 urnas para votação e outras 64.918 estão de contingência. As informações constam no primeiro boletim de ocorrência do TSE sobre o segundo turno das eleições de 2022. 

Ainda segundo o TSE, mais de 156 milhões de eleitores estão aptos a participar deste primeiro turno.

TSE: Moraes proíbe PRF de fazer operações de transporte público

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, decidiu proibir que a Polícia Rodoviária Federal realize, até o fim do segundo turno das eleições, qualquer tipo de operação relacionada ao transporte público, gratuito ou não, de eleitores. A decisão ocorreu na noite deste sábado (29). 

Moraes também proibiu que, durante o mesmo período, a Polícia Federal divulgue o resultado de operações relacionadas às eleições. A decisão do TSE ocorreu após ação movida pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT). 

O parlamentar afirmava, com base em reportagens publicadas pela imprensa, que poderia haver uma instrumentalização da PRF e da PF para interferir no processo eleitoral de forma a beneficiar o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) e prejudicar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na decisão, Moraes disse que os “fatos graves” justificavam a atuação rápida e a adoção de medidas adequadas para preservar a liberdade do direito do voto, após destacar o acesso ao transporte gratuito no dia do pleito.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile