Eleições 2024

Eleitores são presos após tirar foto da urna de votação

No Brasil, fotografar ou filmar o processo de votação dentro da cabine eleitoral é proibido

Foto: Freepick
Foto: Freepick

Três eleitores foram presos em flagrante neste domingo (6) por tirar foto da urna de votação. No Brasil, fotografar ou filmar o processo de votação dentro da cabine eleitoral é proibido, conforme aponta o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais). Essa determinação tem o objetivo de assegurar o sigilo do voto e preservar a liberdade do eleitor.

Um eleitor de 65 anos foi preso em flagrante em Joaçaba, a maior cidade do Meio-Oeste de Santa Catarina. A informação foi confirmada pela chefe do cartório eleitoral da cidade, Marcele Tiresdresch.

Já uma idosa de 69 anos foi flagrada tirando foto da urna no momento da votação em Marabá, município do Sudeste do Pará. Após o flagrante, a mulher foi presa e encaminhada à delegacia civil, que pontuou que será apurado o possível crime de violação do sigilo do voto.

O mesmo ocorreu em Cajazeiras, na Paraíba. Um eleitor foi preso pela Polícia Militar por estar filmando o voto com o celular. De acordo com o “G1”, ele foi encaminhado para o Fórum Eleitoral para ser ouvido pela Polícia Federal.

E-Título: eleitores relatam dificuldades para justificar voto

Eleitores relataram dificuldades para justificar a ausência nas urnas neste domingo (6) por meio do e-Título, aplicativo disponibilizado pela Justiça Eleitoral para smartphones. O app, além de servir como documento de identificação para o voto e fornecer o endereço do local de votação, também permite a justificativa de ausência.

No entanto, muitos usuários enfrentaram problemas ao tentar utilizar a ferramenta para justificar o voto, gerando reclamações sobre a eficácia do serviço no dia da eleição.

“O app e-Título não está funcionando para justificar ausência. Fica na fila de 1 minuto para tentar de novo eternamente”, relata um usuário da rede social Threads. 

“O app e-Título tá uma lerdeza, mas deu certo justificar depois de umas 2 horas tentando”, disse outra usuária.

O e-Título está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos da Apple e Android. No entanto, a Justiça Eleitoral suspendeu o download neste domingo para evitar problemas de instabilidade durante o processo eleitoral. O acesso ao aplicativo será restabelecido na segunda-feira (7).