Política

Empresas do Simples ficarão isentas da taxação sobre dividendos, diz Guedes

'O Simples está fora' afirma o chefe da pasta

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou  nesta quarta-feira(28) que o parecer do imposto de renda vai prever isenção sobre a distribuição de lucros e dividendos a todas as empresas inscritas no Simples Nacional.

Durante entrevista na portaria do ministério, Guedes afirma “O Simples está fora”. O Simples é um regime tributário diferenciado que pode ser adotado por micro e pequenas empresas,  tendo o limite anual para a receita bruta no valor de R$ 4,8 milhões, e permite o recolhimento unificado de tributos. 

O projeto inicial do governo propunha uma cobrança de 20% de Imposto de Renda sobre dividendos, com isenção para valores de até 20 mil reais recebidos por mês.

Segundo o governo, para evitar o impacto para pequenos empreendedores, a ideia é propor uma isenção de até R$ 20 mil por mês para microempresas e empresas de pequeno porte.

“Na verdade, o que está acontecendo é que o Brasil está crescendo mais rápido, a arrecadação está vindo mais forte, e nós estamos transformando isso justamente nessa folga de 30 bilhões de reais que haveria”, esclarece Guedes.