Após o feriado de 7 de setembro, investidores ficam preocupados em relação ao desempenho do mercado nesta quarta-feira (8).
Conforme especialistas, as manifestações desta terça representam um movimento positivo no curto prazo, de maneira política, para o presidente Jair Bolsonaro.
Entretanto, as movimentações resultaram no aumento da tensão entre Supremo Tribunal Federal (STF) e o Executivo, fator que pode atrapalhar em pautas como o pagamento dos precatórios, que envolvia um acordo com o ministro Luis Fux, presidente do STF.
Nesta quarta, Fux fará um pronunciamento em nome dos integrantes da corte. Segundo fontes ouvidas pelo Estadão, o ministro deverá em tocar em alguns pontos, inclusive sobre a possibilidade de Bolsonaro descumprir decisões judiciais, como o presidente já ameaçou fazer.
Ainda conforme os analistas, pautas como a reforma tributária e administrativa ficam mais difíceis de serem negociadas nas próximas semanas.
Em relação às eleições de 2022, a recente perda de popularidade de Bolsonaro pode ser relacionada com a inflação e desemprego, o que traz ainda mais incertezas para o ano eleitoral.