Política

Ex-diretor do BC espera Selic de 9,5% este ano

Ex-diretor do BC acrescenta que Selic poderia ficar em 9%, mas isso exigiria uma postura conservadora para a política monetária.

O ex-diretor do BC (Banco Central) e gestor de portfólio da Itaú Asset, Bruno Serra, disse que o cenário possibilita que o BC reduza a taxa Selic (taxa básica de juros) para cerca de 9,5% este ano. A afirmativa foi feita na última quinta-feira (22), na mesa “Economia em Foco: Desafios e Oportunidades Globais”, do BTG Summit 2024.

Serra acrescentou que seria possível uma Selic de 9%, mas para isso a instituição teria de adotar uma postura conservadora para a política monetária. 

“Quanto mais o Banco Central for conservador agora, ele vai acabar colhendo frutos desse ambiente de inflação corrente mais benigno e vai poder estender o ciclo ao longo do segundo semestre, talvez com algumas reduções de 0,25 ponto porcentual a mais do que o mercado espera”, declarou o ex-diretor, de acordo com o “Suno”.

Já para o IPCA (Índice de preços ao consumidor), ele espera uma variação entre 3% e 3,2% em 2024. O dado se aproxima da meta de 3% e se distancia da última mediana do relatório Focus, de 3,81%.

Ex-deriro do BC: EUA está se distanciando da recessão

O gerente de portfólio da Itaú Asset e ex-diretor do BC (Banco Central), Bruno Serra, afirmou que os EUA parece estar se distanciando de uma recessão. “A economia americana está bem mais forte do que a gente esperaria, dado o nível de juros”, disse, de acordo com o “Suno”.

“A parte de saúde e educação no payroll, sobretudo, tem se ajustado após o período da pandemia, durante o qual era mais difícil gerar trabalho nesses setores pelo contato pessoal, risco de contaminação, etc.”, declarou o ex-diretor do BC dura

nte a “Economia em Foco: Desafios e Oportunidades Globais”, do BTG Summit.

Contudo, ele acrescentou que a forte economia “não deveria assustar”. “O ritmo de crescimento dos EUA é mais para 2,5% do que para 4%. A gente acredita que a fortaleza da economia americana no segundo semestre do ano passado talvez não seja tão verdade assim”, declarou.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile