Política

Expert XP: Chermont espera Copom mais cauteloso nas próximas reuniões

"Acredito que o próximo ciclo de juros será de queda de 0,50 p.p nas próximas duas reuniões", disse Chermont

Presente na Expert XP 2023, o sócio e economista-chefe da gestora Quantitas, Ivo Chermont, afirmou nesta sexta-feira (1º) que espera que o Copom (Comitê de Política Monetária) adote uma postura mais comedida nas próximas reuniões monetárias, promovendo duas pequenas altas de 0,5 ponto percentual (p.p.).

“Acredito que o próximo ciclo de juros será de queda de 0,50 ponto percentual nas próximas duas reuniões. Nós estimamos uma inflação de 4,5% para o ano que vem, um pouco acima do esperado pelo mercado, de quase 4%. No cenário atual, não consigo ver muito espaço para o BC embarcar em cortes mais agressivos, de 0,75 até 1,00 ponto percentual, como algumas pessoas têm”, disse Chermont ao BP Money.

Quando questionado se o último índice IPCA, que chegou a 0,28% no último mês de agosto, pode influenciar as próximas decisões do Copom, o economista-chefe da gestora Quantitas pontuou que os números de um mês não mudam praticamente nada, mas provocam um clima de incerteza entre os dirigentes do BC.

“Respondendo de forma objetiva: um mês não muda nada, mas pode carregar uma quantidade de incerteza que vai tornar o BC cauteloso. Um mês pior de inflação pode atrapalhar e reduzir a probabilidade do Copom tomar determinadas decisões de curto prazo, por exemplo”, explicou Chermont.

Expert XP: Maffra diz que Haddad tem tomado decisões corretas

Também presente na Expert XP 2023, o CEO da XP Investimentos (XPBR31), Thiago Maffra, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), tem realizado movimentos que reduziram ruídos negativos no mercado e vem tomando decisões corretas.

“Temos feito reformas, o ministro Haddad tem tomado decisões corretas. Estamos bem otimistas com o Brasil. Aquela preocupação de lá atrás com o rumo que o Brasil poderia tomar vem se dissipando”, disse o executivo da corretora brasileira.

“Temos alguns desafios para serem resolvidos, mas estamos super otimistas e acreditamos que o Brasil deve entregar um PIB acima do esperado, Real forte e uma balança comercial e níveis super positivos”, completou Maffra.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile