Política

Expert XP: Lira defende semipresidencialismo para conter crises políticas

Parlamento tem votado uma série de medidas que pretendem aumentar a arrecadação para o governo e impactar positivamente o equilíbrio fiscal

O presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira, esteve presente na Expert XP de 2023, na manhã desta sexta-feira (1º), liderando um debate sobre os caminhos da pauta econômica no Poder Legislativo. O parlamento tem votado uma série de medidas que pretendem aumentar a arrecadação para o governo e impactar positivamente o equilíbrio fiscal.

Ponderando sobre o papel da Câmara dos Deputados em “corrigir” textos que passam por modificação no Senado, Lira comentou sobre como ele defende o regime político semipresidencialista no Brasil como forma de enfrentar crises políticas. “O parlamentar quando se elege para o semipresidencialismo, ele se elege com o ônus e o bônus. Ele sabe que toda decisão tem reflexos financeiros que atrapalharão a gestão que ele está à frente. Do jeito que as coisas são hoje no governo de presidencialismo de coalisão, muitas vezes os ‘likes’, os aplausos, os apelos, as faltas de consequências nas decisões, nos impactos financeiros, dão uma tranquilidade”, disse.

Sobre o arcabouço fiscal, o parlamentar declarou que a meta é entregar uma reforma tributária que gere emprego e renda em meio a este “manicômio tributário” do país.

“Nós temos que ir de acordo com as possibilidades. Temos (outras) reformas a entregar, a reforma política é necessária. PECs estão em andamento para regrar a participação efetiva de mulheres na política, de maneira que não só as candidaturas sejam obrigatórias, mas as cadeiras sejam efetivas”, avaliou.

Lira acredita que uma conversa sobre mudança de regime político é possível, mas que precisa amadurecer.

Expert XP

A primeira edição da Expert XP aconteceu em 2011, especialmente para os assessores de investimentos da XP. Em 2017, o evento abriu as portas ao público geral, com o intuito de alcançar a vida dos brasileiros por meio da educação financeira. Em 2019, na última edição presencial, tornou-se o maior festival de investimentos do mundo, com mais de 30 mil pessoas presentes.