Filhos ‘02’ e '04'

Filhos de Bolsonaro são os mais votados nas cidades em que concorreram

Ambos disputaram uma cadeira na Câmara dos Vereadores em municípios distintos

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Carlos e Jair Renan, filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, foram dois dos candidatos que participaram das eleições realizadas no último domingo (6).

Ambos disputaram uma cadeira na Câmara dos Vereadores em municípios distintos e se destacaram como os candidatos mais votados em suas respectivas cidades.

Carlos Bolsonaro se reelege no Rio de Janeiro

Carlos Bolsonaro (PL) está atualmente em seu sexto mandato consecutivo como vereador no Rio de Janeiro, tendo iniciado sua trajetória no cargo em 2001. Recentemente, ele buscou a reeleição. 

Nos últimos meses, Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), tem estreitado laços com a família Bolsonaro, incluindo Carlos em suas articulações.

De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, essa aproximação é parte da estratégia de Bacellar para construir uma aliança com os Bolsonaro, visando a disputa pelo governo do estado nas eleições de 2026.

A campanha de Carlos Bolsonaro, conhecido como o filho “02” do ex-presidente, recebeu um expressivo aporte de R$ 1,85 milhão da cúpula nacional do PL, conforme dados registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até agosto. 

Este montante, oriundo do fundo eleitoral do partido, representa a quantia mais elevada já destinada a Carlos em suas campanhas, correspondendo a quase 90% do limite de gastos permitido para um vereador na cidade do Rio de Janeiro.

Jair Renan Bolsonaro é eleito vereador em Balneário Camboriú (SC)

Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi eleito vereador pelo Partido Liberal (PL) em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Ele conquistou 3 mil votos, o que o posicionou como o candidato mais votado para a Câmara Municipal da cidade. 

Apesar de ser natural do Rio de Janeiro, Jair Renan se mudou para Santa Catarina no ano passado, onde assumiu o cargo de assessor parlamentar do senador Jorge Seif (PL-SC).

Utilizando o nome de urna Jair Bolsonaro, ele recebeu a assistência do pai e dos três irmãos mais velhos: Eduardo Bolsonaro, que é deputado federal pelo PL, Flávio Bolsonaro, senador pelo mesmo partido, e Carlos Bolsonaro, que ocupa o cargo de vereador no Rio de Janeiro, também pelo PL.

Durante sua campanha, conforme relatado pelo Valor, Jair Renan adotou uma postura discreta, seguindo orientações para evitar polêmicas e focar em uma estratégia mais contida, descrita como operando em “piloto automático”, com o objetivo de manter uma abordagem cautelosa e evitar atrair atenções indesejadas.

Fontes próximas à família Bolsonaro indicam que Santa Catarina foi escolhida como o local para Jair Renan iniciar sua trajetória política por ser considerado um estado onde é mais “fácil” conquistar votos e onde não há grandes riscos de complicações. 

Ainda conforme os rumores internos, o sobrenome da família já seria um fator decisivo para garantir sua eleição.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile