O presidente Jair Bolsonaro (PL) avançou 2 pontos percentuais nas intenções de voto no primeiro turno das Eleições 2022, e ficou com 36%, segundo a pesquisa FSB/BTG, divulgada nesta segunda-feira. Com isso, o atual presidente diminuiu a distância para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de 11% para 9%. O crescimento do atual mandatário ocorreu dentro da margem de erro que é de 2 pontos percentuais.
Lula manteve seu percentual de intenções de voto estável a 45% para o 1° turno, em relação a última pesquisa realizada na semana passada, mas viu distância para Bolsonaro diminuir. Na sequência, Ciro Gomes (PDT) aparece com 6%; Simone Tebet (MDB) tem 3%.
Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (PROS) ficaram com 1% cada. Os entrevistados que disseram que não votariam em nenhum candidato foram 4%; brancos e nulos, 2%; e não sabe ou não respondeu, 3%.
Os números correspondem ao cenário estimulado, no qual uma lista de candidatos é apresentada aos eleitores.
Cenário espontâneo também aponta crescimento de Bolsonaro
Em relação ao cenário espontâneo, no qual os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula alcançou 41%, enquanto Bolsonaro teve 34% das intenções de voto. Nesta modalidade, Ciro Gomes e Tebet empataram com 4% e 2%, respectivamente, dentro da margem de erro.
Há uma semana, o ex-presidente tinha o mesmo percentual. O atual chefe do Executivo tinha 32% e, portanto, oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro.
Leia também: Paulo Guedes diz que reforma mais importante “será sempre a próxima”
Além disso, 12% dos entrevistados não sabem em quem votariam ou não souberam responder. Outros 3% não votariam em ninguém, e 3% votariam branco.
Lula venceria Bolsonaro no 2º turno
Apesar do presidente Bolsonaro ter subido 1%, enquanto o petista caiu 1%, o ex-presidente o ex-presidente venceria com 52% dos votos contra 39% do atual mandatário.
A pesquisa também avaliou em quem votariam os eleitores que, no primeiro turno, declararam voto a outros candidatos nas Eleições 2022.
A base de eleitores de Ciro Gomes (PDT) é quem mais daria votos para Lula, pois 55% dos seus eleitores votariam no petista.
Simone Tebet (MDB) teria 44% do seu eleitorado migrando para o voto no ex-presidente.
Já Bolsonaro captaria 20% dos votos de Ciro no segundo turno; e 13% dos votos de Tebet.
A pesquisa da FSB/BTG, que registrou um avanço do presidente Bolsonaro, entrevistou 2 mil eleitores por telefone entre os dias 19 e 21 de agosto, e possui uma margem de erro de 2 pontos percentuais.