O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, solicitou reunião com os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM). O ministro do STF pediu o encontro após falas do presidente Jair Bolsonaro nas manifestações desta terça-feira (8) contra Alexandre de Moraes e a instituição.
O pedido de encontro foi relatado por um parlamentar aliado de Lira ao Valor. Segundo ele, o presidente da Câmara topou a reunião, mas pediu um lugar “neutro” e não quer ir ao STF no dia seguinte aos protestos, o que poderia ser mal interpretado no Executivo. O encontro ainda não possui data marcada.
Na abertura da sessão desta quarta (8), Fux fez duras críticas a Bolsonaro e comentou que “ninguém fechará a corte”
“Ninguém fechará esta Corte, nós a manteremos de pé com suor, perseverança e coragem. No exercício do seu papel, o Supremo Tribunal Federal não se cansará de pregar fidelidade à Constituição. E ao assim proceder, esta Corte reafirmará ao longo de sua perene existência o seu necessário compromisso com o regime democrático, com os direitos humanos, e com o respeito aos poderes e às instituições deste país”, disse o ministro.