Os líderes do G7 farão uma reunião virtual de emergência nesta terça-feira (24) para tratar da crise do Afeganistão. A reunião foi convocada pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, com o objetivo de coordenar as operações de retirada do Afeganistão.
“É vital que a comunidade internacional trabalhe em conjunto para garantir retiradas seguras, evitar uma crise humanitária e apoiar o povo afegão para garantir direitos conquistados nos últimos 20 anos”, disse Johnson no Twitter neste domingo (22).
O grupo pedirá que as companhias aéreas comerciais dos EUA ajudem na evacuação de cidadãos dos EUA e outros do Afeganistão, fornecendo um total de 18 aviões. Ao todo, Washington espera resgatar 15 mil americanos e entre 50 mil a 60 mil afegãos.
Militantes do Talibã tomaram o controle de Cabul no fim de semana passado, o que fez com que civis e aliados militares afegãos fugissem do país em busca de segurança.
O Reino Unido detém a liderança rotativa do G7, no qual estão inclusos os Estados Unidos, Itália, França, Alemanha, Japão e Canadá.