Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, anunciou, nesta quarta-feira (4), que a votação da indicação de Gabriel Galípolo à presidência do BC (Banco Central) será realizada em 8 de outubro, logo após o primeiro turno das eleições municipais.
O anúncio de Pacheco se referia à votação no plenário do Senado, sendo assim, a indicação de Galípolo passará por sabatina na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, comandada pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO).
O presidente do Senado explicou que escolheu a data justamente por conta das eleições municipais, que provocam um esvaziamento do Congresso Nacional, de acordo com o “InfoMone”.
O primeiro turno da eleição acontece no dia 6 de outubro. O segundo turno será no dia 27.
“Neste mês de setembro, todos sabemos que é um período de processo eleitoral em que, naturalmente, há uma dificuldade para reunirmos aqui um maior quórum no plenário, tanto para a deliberação de proposições legislativas mais relevantes quanto para indicações dessa natureza”, afirmou Pacheco.
“Diante disso, gostaria de comunicar que estamos encaminhando a mensagem à CAE de que ficará a cargo do senador Vanderlan a definição da data da sabatina. E, da parte da presidência do Senado, gostaria de deixar definida a data para apreciação no plenário, no dia 8 de outubro, após as eleições”, prosseguiu.
Galípolo: sabatina deve ser no dia 17, diz comissão do Senado
O presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), Vanderlan Cardoso (PSD), declarou nesta terça-feira (3), que a sabatina de Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à presidência do BC (Banco Central), deve ocorrer no dia 17 de setembro. Segundo Vanderlan, a definição irá depender da aceitação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).
“Vou conversar com Pacheco hoje para definir a data da sabatina. provavelmente será no dia 17, mas preciso do ok dele”, disse Vanderlan, de acordo com o “InfoMoney”. “Já ouvi o líder Otto Alencar, Gabriel (Galípolo) está aqui e precisa de um tempo para ir com os senadores. Acredito que será ou nessa data ou depois das eleições, vai depender muito da conversa com Pacheco”, acrescentou.
Ao ser questionado sobre a declaração do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), na segunda-feira (2), de que a sabatina deveria ser realizada na próxima terça-feira (10), Vanderlan declarou que “isso só atrapalha”. “Isso só atrapalha. Essas declarações sem conversar com o presidente do Senado só atrapalham, porque não há nada definido”, pontuou.
A fala de Vanderlan ocorreu após uma reunião dele com Galípolo no Senado. O indicado è presidência do BC está fazendo seu périplo gabinetes na Casa Alta do Congresso.