O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente de Jair Bolsonaro (PL) na disputa de segundo turno das eleições presidenciais. De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (19), o petista aparece com 53% dos votos válidos, quando são excluídos os brancos e nulos. Já o atual presidente tem 47%.
No último levantamento realizado pela Quaest, em 13 de outubro, Lula aparecia com 54% dos votos válidos e Bolsonaro com 46%, mostrando que houve uma oscilação positiva para o atual presidente, mas dentro da margem de erro que é de dois pontos para mais ou para menos.
Nos votos totais, o petista tem 47% das intenções de voto contra 42% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Os brancos e nulos são 6% e os indecisos marcam 5%. A diferença entre eles oscilou de 8 para 5 pontos percentuais na última semana, dentro da margem de erro.
O recuo da diferença entre os dois se explica principalmente pelos movimentos no Sudeste, que concentra 42% do eleitorado. Ali, o presidente oscilou um ponto percentual para cima e marcou 47%, enquanto o petista oscilou dois pontos para baixo e ficou com 39%.
Genial/Quaest estreia novo modelo de pesquisa
Nesta nova rodada de pesquisas, o instituto Quaest lançou um novo modelo considerando a possibilidade de abstenção do eleitorado. Neste procedimento, denominado “likely voter”, Lula registra 52,8% dos votos válidos, e Bolsonaro, 47,2%.
O modelo de likely voter (eleitor provável) foi construído a partir de dados do comparecimento real no primeiro turno desta eleição e de pesquisas anteriores da Quaest, que demonstram uma diferença significativa entre a abstenção declarada e a abstenção real.
As pesquisas eleitorais são um retrato da intenção dos eleitores no momento em que as entrevistas são feitas, e não uma projeção do resultado eleitoral, que só será conhecido no dia do pleito, com a apuração oficial.
A Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos em seus domicílios, de segunda (17) até a noite desta terça (18). O número do registro na Justiça Eleitoral é BR-04387/2022.