Política

Governo confirma André Fufuca e Silvio Costa como ministros

Segundo o Governo Federal, os novos ministros irão substituir Ana Moser e Márcio França

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, na noite de quarta-feira (6), que os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) serão indicados para assumir os ministérios do Esporte e Portos e Aeroportos, respectivamente.

Os novos ministros irão substituir a ex-atleta Ana Moser, que chefiava a pasta dos Esportes, e o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), que comandava a pasta de Portos e Aeroportos.

Aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), Fufuca e Costa Filho são representantes do grupo político conhecido como “centrão”.

Para acomodar França no governo, Lula decidiu criar o Ministério das Micro e Pequenas Empresas. A solenidade de posse dos novos ministros deverá ocorrer quando Lula retornar da viagem à Índia, onde participará de encontro do G20 entre os dias 7 e 10 de setembro.

Com as nomeações, o Palácio do Planalto espera fortalecer a base de apoio parlamentar do governo no Congresso Nacional, após alguns percalços em votações nos últimos meses.

Lula vai à Índia para assumir presidência do G20

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta quinta-feira (7) para Nova Déli, capital da Índia, onde participará da Cúpula do G20, grupo que reúne as 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia.

A comitiva brasileira embarcará logo após o desfile do Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios. A reunião de líderes ocorre nos dias 9 e 10.

A cúpula é ponto alto das atividades do grupo e marcará também a reta final da presidência rotativa do bloco, atualmente com a Índia, e que será assumida pelo governo brasileiro a partir do dia 1º de dezembro.

A programação oficial prevê pelo menos três sessões temáticas, que abordarão tópicos como desenvolvimento verde sustentável; meio ambiente e clima; transições energéticas; e global net zero, que é a ideia de emissão zero líquida de carbono.

O evento também terá reuniões bilaterais entre Lula e outros líderes.