O Ministério das Cidades do Governo Lula aprovou a liberação de R$ 143 milhões, em cerca de 24 horas, para a prefeitura de Araraquara, interior de São Paulo. A cidade é comandada por Edinho Silva (PT), aliado do governo, segundo apuração do portal “UOL”.
A liberação do recurso foi uma ordem direta de Lula, de acordo com a reportagem. Edinho Silva, que está no segundo mandato consecutivo como prefeito de Araraquara, é um dos pontos mais importantes do PT em São Paulo.
Durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o político foi ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência da República, entre 2015 e 2016. Além disso, Edinho atuou como deputado estadual por SP e foi prefeito de Araraquara, também por dois mandatos, entre os anos 2001 a 20008.
A destinação dos R$ 143 milhões foi para uma obra de infraestrutura contra enchentes no município paulista. Um dia antes da liberação dos recursos milionários, Lula ligou para o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), de acordo com a reportagem.
Governo Lula afirma que o atendimento às demandas seguem ‘critérios objetivos’
O sistema do governo federal incluiu, no dia 5 de julho de 2023, a proposta da prefeitura de Araraquara. No dia seguinte, Lula telefonou para Jader Filho e determinou a aprovação da verba milionária em tempo recorde, segundo o próprio Edinho Silva. O registro da aprovação ocorreu em 7 de julho do ano passado.
O Palácio do Planalto afirmou que os atendimentos às demandas apresentadas por prefeituras a Lula seguem “critérios objetivos” e “os recursos são liberados pelos ministérios de forma documentada”, segundo sua assessoria de comunicação.
O Ministério das Cidades disse que “segue critérios técnicos para a destinação de recursos no âmbito de todos os seus programas”. Porém, a Casa não se manifestou sobre a ligação de Lula para o ministro.
Enquanto isso, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, não se pronunciou.