Rogério Xavier, fundador da SPX - Foto: Divulgação
Rogério Xavier, fundador da SPX - Foto: Divulgação

O gestor Rogério Xavier, sócio-fundador da SPX Capital, criticou a postura do governo dos EUA em relação ao Brasil e disse que a administração de Donald Trump “está enrolando o país”.

“Eu acho que a administração do Trump está enrolando o Brasil. Tanto é que nada aconteceu. Se você pegar as sanções ao ministro do Supremo, elas continuam lá. Se você perguntar sobre as tarifas, todas continuam lá”, afirmou Xavier, em conversa com jornalistas durante a Conferência MBA Brasil 2025, realizada neste fim de semana em Boston.

O comentário faz referência às sanções impostas em julho pelos EUA ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, e ao aumento de tarifas sobre produtos brasileiros determinado por Trump — medidas que seguem em vigor.

“A narrativa é de que o Brasil está negociando, mas acho que estamos é sendo enrolados, para falar a verdade”, disse.

Para o gestor, o impasse tem relação com o posicionamento geopolítico do Brasil.

“A questão dos EUA com o Brasil tem a ver com a aproximação com a China, que é um parceiro estratégico do país. Trump quer afastar um pouco os chineses justamente por conta dessa guerra entre China e EUA”, avaliou.

Xavier participou da quarta edição da Conferência MBA Brasil, que reuniu cerca de 300 estudantes brasileiros no MIT Media Lab, em Boston.

O evento discutiu temas como inteligência artificial, sustentabilidade, transformação digital e tendências do mercado global.