Entrevista à CNN

Brasil tenta negociar com os EUA desde maio, diz Haddad

Fernando Haddad deu entrevista à CNN nesta terça-feira (29) (Foto: reprodução/ Youtube CNN)
Fernando Haddad deu entrevista à CNN nesta terça-feira (29) (Foto: reprodução/ Youtube CNN)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) declarou que o Brasil tenta negociar com os EUA desde maio, quando a tarifa do país ainda estava em 10%. Além disso, o ministro declarou que ainda não há clareza de todas as exigências de Trump relacionadas ao tarifaço.

As informações dadas nesta terça-feira (29), quando Fernando Haddad concedeu entrevista à CNN, em Brasília.

Segundo Haddad, o país tenta negociar com os norte-americanos desde maio, quando a tarifa para o Brasil ainda era de 10%. À época, Trump declarou que “nossos contribuintes foram enganados por mais de 50 anos, mas isso não vai mais acontecer”, disse Trump.

Segundo o ministro, ainda não há uma total clareza das exigências dos EUA e que há mais itens em jogo do que os descritos na “carta tuitada”. “O problema é não saber o que os EUA vão fazer”, declarou Haddad, que completou afirmando que nem o Senado do país tem completa noção do que será feito por Donald Trump.

De acordo com o ministro, a ativação do plano de contingenciamento será feita imediatamente assim que haja uma certeza. Antes disso o plano deve passar pela aprovação do Congresso.

O minsitro também reiterou o discurso de soberania nacional e disse que acredita que os EUA deveriam rever as tarifas também para outros países da América Latina. “A maior pauta da taxação brasileira afeta diretamente o bolso do trabalhador dos EUA. O melhor que deve acontecer é nada, é manter as relações como sempre foram, não só com o Brasil, mas a América do Sul como um todo”

Haddad também declarou que “a amizade do Brasil com os EUA tem 200 anos, ela vai sobreviver”

Trump decide acordos comerciais até sexta-feira (1º)

O presidente dos EUADonald Trump, deve tomar suas decisões sobre os acordos comerciais até sexta-feira (1º), disse o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, nesta terça-feira (29). Informações via Forbes.

As autoridades da União Europeia e dos EUA ainda estão discutindo as tarifas de aço e alumínio, assim como a regulamentação de serviços digitais, seguindo a estrutura de um acordo entre as partes anunciado no domingo, declarou Lutnick em entrevista à CNBC, acrescentando que as negociações com a China são “algo próprio”.