Em MG

'Ele não quer conversar', disse Lula sobre posição de Trump

O presidente, contudo, afirmou que o Brasil está preparado para caso Trump queira negociar.

Lula discursou durante um evento em Minas Novas (MG) que reuniu indígenas e quilombolas da região (Foto: reprodução/CanalGov)
Lula discursou durante um evento em Minas Novas (MG) que reuniu indígenas e quilombolas da região (Foto: reprodução/CanalGov Youtube)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quinta-feira (24) que o presidente dos EUA, Donald Trump, não está aberto ao diálogo sobre a tarifa de 50% imposta aos produtos importados do Brasil pelo país norte-americano.

Afirmação foi feita durante um evento em Minas Novas (MG) que reuniu indígenas e quilombolas da região. O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT) também estava presente no evento.

O presidente, contudo, afirmou que o Brasil está preparado para caso Trump queira negociar, disse o G1. Lula também debochou da estratégia do presidente republicano de atacar e, em algumas ocasiões, voltar atrás ou pausar suas decisões.

“Mas ele não quis conversar. Ele nos deu até o dia 1º [de agosto]. Se não dermos resposta até o dia 1º, ele vai taxar nosso comércio em 50%. Vou contar uma coisa para vocês: eu não sou mineiro, mas eu sou bom de truco”, brincou.

“Se Trump estiver ‘trucando’, ele ‘vai tomar um seis'”, prosseguiu em referência ao jogo “truco”, em que é comum que jogadores blefem em suas jogadas.

O presidente já afirmou em várias ocasiões que o Brasil adotaria a Lei da Reciprocidade no caso do tarifaço, mas o assunto divide opinião. Integrantes do governo e empresários acreditam que a medida só deveria ser adotada como último recurso.

Reafirmação da soberania

Ainda neste mesmo evento, Lula reafirmou o discurso de soberania nacional e declarou que ninguém irá pôr as mãos nos minerais ricos brasileiros, disse a Veja. O presidente brasileiro também citou outros recursos encontrados em território nacional.

“Eu quero apenas dizer ao presidente Trump (…), a nossa soberania é feita por esse povo brasileiro que trabalha, que produz, e nós temos 8,5 milhões de km² para proteger, 8.500km de fronteira marítima para proteger, 16.700km de fronteira para proteger, a maior floresta do mundo para proteger, 12% da água doce do mundo para proteger, 215 milhões de pessoas para proteger, todo o nosso petróleo, todo o nosso ouro, todos os minerais ricos que vocês querem para proteger, e aqui ninguém põe a mão! Este país é do povo brasileiro!”, destacou, efusivamente, Lula.