Embate

Lula: ‘Campos Neto contribui para o atraso do crescimento econômico’

O presidente não mencionou diretamente o nome de Campos Neto, preferindo se referir a ele como "esse cidadão"

Lula critica Campos Neto
Lula critica Campos Neto (Foto: Ricardo Stuckert)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva renovou suas críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, culpando-o por supostamente contribuir para o retardamento do crescimento econômico do Brasil.

“Não tem nenhuma explicação os juros da taxa Selic estarem a 11,25% [ao ano]. Não existe nenhuma explicação econômica, nenhuma explicação inflacionária, não existe nada”, afirmou Lula em entrevista ao SBT, exibida na noite desta segunda-feira (11).

Lula não mencionou diretamente o nome de Campos Neto, preferindo se referir a ele como “esse cidadão”. No entanto, expressou sua disposição para ter “conversas civilizadas” com o presidente do Banco Central. Lula destacou sua expectativa de que Campos Neto teria sido mais prudente e ágil na implementação dos cortes de juros.

“Esse cidadão, quando ele deixar o Banco Central, ele vai ter de medir o que que ele fez para esse país. Porque na verdade o que ele está fazendo nesse instante é contribuir para o atraso do crescimento econômico desse pais”, afirmou Lula ao SBT Brasil. “O que ele está contribuindo é para que o povo brasileiro fique mais tempo esperando a oportunidade de trabalhar, de ganhar um pouco a mais de salário. E isso não tem explicação”.

O chefe de estado reconheceu que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, empresários e a sociedade brasileira enfrentam dificuldades devido aos altos juros, mas ressaltou que o mandato de Campos Neto está chegando ao fim este ano. 

Lula enfatizou a necessidade de paciência, na esperança de que não ocorram mais erros e que a taxa de juros seja reduzida. Isso abriria caminho para políticas de crédito mais acessíveis para pequenas e médias empresas, empreendedores individuais e cooperativas, visando impulsionar a economia.

Lula diz que Petrobras (PETR4) não deve pensar só nos acionistas

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), declarou que houve uma “conversa séria” com a direção da Petrobras (PETR4), em relação aos rumos da petroleira. De acordo com ele, é preciso pensar em todos os brasileiros e não apenas nos acionistas da companhia. A fala aconteceu na mesma ocasião.

“Tem que pensar o investimento e em 200 milhões de brasileiros que são donos ou sócios dessa empresa. O que não é correto é a Petrobras, que tinha que distribuir R$ 45 bilhões de dividendos, querer distribuir R$ 80 bilhões”, opinou Lula em entrevista ao “SBT”.

O petista questiona o motivo de a estatal bater recordes nos ganhos e esse crescimento não ser refletido nos produtos distribuídos para a população. Ele destaca que seu compromisso é com a sociedade.