Tarifaço

Lula diz que Trump destruiu a imagem dos EUA como país democrático

“Os EUA, depois da Segunda Guerra Mundial, se comportaram como símbolo da democracia. Era o sonho americano", disse Lula

Presidente Lula (PT) sobre PIB
Presidente Lula (PT / Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (17) que Donald Trump chegou à Casa Branca para destruir a imagem que os EUA tinham de um país democrático. Segundo o petista, o discurso do novo presidente dos EUA — de que o país é para os estadunidenses, de que taxará todas as importações e de que expulsará os imigrantes que ajudaram a construir a nação — contraria o conceito de democracia amplamente reconhecido.

“Os EUA, depois da Segunda Guerra Mundial, se comportaram como símbolo da democracia. Era o sonho americano. Essa era a imagem que a gente tinha dos EUA até outro dia, até que chegou o novo presidente para destruir essa imagem”, disse Lula, de acordo com o Valor. A declaração foi feita durante o lançamento da licitação, pela Transpetro, de oito navios gaseiros e do protocolo de intenções para a revitalização de plataformas em fim de vida útil.

“Cadê a democracia? Cadê o livre comércio? Todo dia tem uma ameaça”, acrescentou Lula. As declarações do presidente foram feitas em meio a um cenário de aumento das tarifas de importação de produtos pelos EUA.

Na semana passada, Trump anunciou um plano para elevar para 25% as tarifas de importação de aço e alumínio, o que afeta países fornecedores como Brasil, Canadá e México.

Lula defende venda direta de combustíveis pela Petrobras (PETR4)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu, nesta segunda-feira (17), que a Petrobras (PETR4) venda gasolina, diesel e gás diretamente a grandes consumidores para reduzir os preços ao consumidor final. Atualmente, a comercialização desses combustíveis passa por distribuidoras, que os revendem aos postos antes de chegar ao cliente.

“A Petrobras tem que tomar uma atitude. Precisamos vender diesel diretamente para os grandes consumidores, se puderem comprar direto, para baratear o preço. Se pudermos vender gasolina e gás direto também… O povo, no fundo, é assaltado pelo intermediário, e a fama fica com o governo”, disse Lula durante um evento da estatal no Terminal da Baía da Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), como apurou a Exame.

Segundo o presidente, há uma distorção entre o preço de saída da Petrobras e o valor pago pelo consumidor. “A gasolina sai da Petrobras a R$ 3,04 e chega na bomba a mais de R$ 6,49, ou seja, é vendida pelo dobro”, afirmou.