Veja o resumo da noticia

  • O presidente Lula realizará cirurgia de catarata no olho esquerdo após exames pré-operatórios agendados para o dia anterior.
  • Apesar da cirurgia, Lula mantém despachos na Granja do Torto, sem compromissos públicos agendados para o dia da operação.
  • Lula passou por artroplastia no quadril em 2023 e craniotomia de urgência em 2024 devido a um coágulo.
  • Interlocutores do governo consideram a cirurgia de catarata um procedimento simples, com baixo risco para o presidente.
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará, nesta sexta-feira (30), uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, informou o Palácio do Planalto. O procedimento ocorrerá após a realização de exames pré-operatórios, feitos na manhã desta quinta-feira (29).

Em nota oficial, o Planalto confirmou o cronograma. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou, na manhã desta quinta-feira (29), exames pré-operatórios para uma cirurgia de catarata no olho esquerdo, que acontecerá amanhã (30)”, informou o comunicado.

Agenda sem compromissos oficiais

De acordo com o Planalto, Lula segue a rotina de despachos nesta quinta-feira, na Granja do Torto. Ainda assim, a agenda oficial da Presidência da República indica que não há compromissos públicos previstos para o dia.

O presidente retornou ao Brasil na madrugada desta quinta, após viagem oficial ao Panamá, onde participou de evento internacional.

Histórico recente de procedimentos médicos

Esta será a terceira cirurgia realizada por Lula desde o início de seu terceiro mandato. Em 2023, o presidente passou por uma artroplastia no quadril, procedimento que substituiu uma articulação desgastada.

Além disso, em 2024, Lula foi submetido a uma craniotomia de urgência para a drenagem de um coágulo no cérebro. O problema ocorreu após uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente, quando ele bateu a cabeça.

Segundo interlocutores do governo, a cirurgia de catarata é considerada simples e de baixo risco, sem impacto relevante na agenda presidencial nos próximos dias.