O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou nesta terça-feira (12) que o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva concordou em conceder um assento no Conselho da Petrobras (PETR4) a pedido do ministro Fernando Haddad.
A decisão foi formalizada após uma reunião no Planalto, que contou com a presença de Costa, Haddad, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Quanto ao pagamento de dividendos extraordinários, tema central da reunião, Rui Costa afirmou apenas que “a lei das S/As será cumprida”, sem esclarecer se, na sua interpretação, os fundos destinados aos dividendos poderiam ser direcionados para investimentos. Essa declaração ocorre em meio às críticas de Lula ao alto valor dos dividendos pagos aos acionistas em detrimento dos investimentos da empresa.
Fazenda deve indicar Dubeux para vaga no Conselho
Nos próximos dias, o Ministério da Fazenda deverá anunciar formalmente a indicação de Rafael Dubeux, secretário-executivo-adjunto da pasta, para integrar o Conselho de Administração da Petrobras. A informação foi confirmada à GloboNews por uma fonte próxima ao ministro Fernando Haddad.
Rafael Dubeux é graduado em direito, com mestrado e doutorado em relações internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Sua biografia, disponível no site do Ministério da Fazenda, destaca sua atuação como advogado da União desde 2005 e seu foco acadêmico em temas relacionados à economia de baixo carbono e às mudanças globais.
A possível indicação de Dubeux atende a um antigo pleito do Ministério da Fazenda por uma representação no conselho da Petrobras.