Política

Guedes diz que arrecadação de janeiro atingiu alta de 16% 

“Governos anteriores contrataram 160.000 funcionários e deram aumento de 5% acima da inflação quando tinha o caos instaurado no Brasil”, criticou

A arrecadação de janeiro, que ainda será divulgada em um ou dois dias, teve crescimento de 16%, segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes nesta terça-feira (22). 

Guedes disse ainda que essa é uma demonstração de força da economia. ‘’Os analistas vão errar de novo, ao dizer que o crescimento será zero’’, completou. 

 Ao falar da melhora das contas públicas em 2021, o ministro disse que o país anunciou o primeiro superávit consolidado em oito anos. “O Brasil é o único país que está em pé de novo como estava antes da pandemia”, afirmou. Enquanto sobre a dívida pública, comentou que está em 80% do PIB e era 76% do PIB antes da pandemia. 

O ministro confessou que o governo poderá promover uma nova rodada de redução nos impostos de importação. “Estamos começando a abrir a economia”. Ele também falou sobre o fato de o Brasil estar na lista de acesso à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Durante a pandemia, foi feita uma reforma administrativa invisível, disse Guedes. “Quanto pedimos a trégua de reajustes por causa da pandemia, foram R$ 160 bilhões que não se transformaram em tentativa de reposição de perdas inevitáveis na pandemia”, disse. A cifra se refere a União, Estados e municípios. Além disso, avançou a digitalização. Hoje são mais de 1.000 serviços oferecidos via internet.