Política

Haddad anuncia novas presidentes do BB (BBAS3) e da Caixa

Rita Serrano será a nova presidente da Caixa e Tarciana Medeiros irá comandar o Banco do Brasil (BBAS3)

Futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) anunciou, nesta sexta-feira (30), Rita Serrano como a nova presidente da Caixa Econômica Federal, e Tarciana Medeiros para comandar o Banco do Brasil (BBAS3). 

“Elas conversaram muito com o presidente [Lula], conversaram muito comigo, estão absolutamente alinhadas com o plano do governo do presidente Lula, sabem dos desafios que estão colocados em relação ao sistema de crédito aqui no Brasil. É uma agenda muito desafiadora”, disse Haddad a jornalistas.

Tarciana Medeiros está no Banco do Brasil desde 2000 e é gerente executiva desde 2019. Será a primeira mulher a presidir o banco público desde que a instituição foi fundada.

Já Maria Rita Serrano é funcionária da Caixa desde 1989, onde exerceu diversas funções. Ela presidiu o sindicato dos Bancários do ABC Paulista entre 2006 e 2012. Desde 2014 é conselheira eleita pelos empregados no Conselho de Administração da Caixa e, no recente período, passou a coordenar o comitê nacional em defesa das empresas públicas.

“Obviamente, como são bancos ligados ao Ministério da Fazenda, vamos estar trabalhando conjuntamente. A equipe da Fazenda está 100% à disposição das equipes que vão ser formadas pelas duas presidentas para que a gente coloque o mais rapidamente possível à disposição da população aquilo que foi compromisso de campanha, sobretudo no que diz respeito ao crédito”, destacou o futuro ministro. 

Tebet afirma que atuará com Haddad em arcabouço fiscal

Futura ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB) afirmou que participará da construção do arcabouço fiscal para as contas públicas que substituirá o teto de gastos. 

A ex-presidenciável foi anunciada ao cargo na quinta (29), durante coletiva do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao ser perguntada se participaria da construção do arcabouço junto com Haddad, Tebet resumiu ao responder: “sempre”. 

Ela afirmou que vai “trabalhar em harmonia” com Haddad e disse que o governo eleito é “participativo”. Quando tirou foto com Lula, logo depois de ser anunciada para o ministério, Simone chamou o futuro ministro da Fazenda para aparecer na imagem.