O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou a inclusão de mais um ministério nas medidas de corte de gastos do governo. Haddad, no entanto, não especificou qual pasta será afetada pela nova diretriz.
“As reuniões com os ministros do Trabalho, Previdência, Desenvolvimento Social, Saúde e Educação já foram concluídas. Agora, o presidente pediu para incluir mais um ministério nesse esforço, uma negociação que deve ser concluída até quarta-feira”, declarou Haddad, segundo “O Globo”.
Apesar de não revelar detalhes, o ministro indicou que o processo já está avançado e que a inclusão do novo ministério pode ser finalizada em breve, caso haja “boa vontade” por parte dos envolvidos.
Haddad também ressaltou que o debate sobre o pacote de ajuste fiscal com as principais pastas já foi encerrado, afirmando que a proposta não sofreu desidratação, apesar de algumas adaptações terem sido feitas. “Houve ajustes incorporados ao pacote de gastos, mas não chamaria de desidratação”, afirmou o ministro.
Essa medida faz parte de um esforço mais amplo do governo para ajustar as contas públicas e buscar o equilíbrio fiscal em meio às pressões econômicas. Com o novo ministério sendo incluído, o governo pretende ampliar o alcance dos cortes e atingir um resultado mais robusto, com foco em priorizar a eficiência nos gastos e direcionar recursos para áreas estratégicas.
A expectativa é que, até quarta-feira, o governo possa divulgar as diretrizes específicas para o corte de despesas e os ministérios que serão impactados. Essa ação deve reforçar o compromisso do governo com o ajuste fiscal e a sustentabilidade das finanças públicas, ao mesmo tempo em que busca preservar investimentos e áreas essenciais para o desenvolvimento social e econômico do país.
Haddad e outros Ministros se reúnem para discutir corte de gastos
O Palácio do Planalto informou que o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), recebeu nesta tarde de terça-feira (5) outros ministros e autoridades do governo para darem sequência às tratativas sobre as medidas de corte de gastos. Estão no encontro, Fernando Haddad (PT) e Simone Tebet (MDB).
Inicialmente a reunião dos ministros aconteceria às 16h, porém, foi antecipada para o início da tarde, de acordo com a Casa Civil.
Além de Rui Costa, Haddad e Tebet, participam as seguintes autoridades: Esther Dweck (Gestão e Inovação) e Carlos Lupi (Previdência Social).
O encontro é fechado. Não há previsão de entrevista coletiva dos participantes ao fim da reunião, segundo o “InfoMoney”.