Política

Haddad: parte técnica do arcabouço fiscal está pronta

Palavra final sobre a âncora para as contas públicas será do presidente Lula

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira (24), que a parte técnica do novo arcabouço fiscal está pronta, e a palavra final sobre a âncora para as contas públicas será do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A área técnica fechou, estamos acompanhando. Agora vamos voltar ao presidente, com as respostas para as perguntas que ele fez e [depois] só marcar a data [da apresentação]. Até ser anunciada, a palavra final é sempre do presidente”, disse Haddad ao fim de reunião ministerial com Lula. 

Segundo o jornal O Globo, integrantes da área política do governo, especialmente da Casa Civil, temem que o modelo proposto por Haddad reduza o espaço para gastos sociais e investimentos. Esse teria sido o entrave para a divulgação da proposta.

“As perguntas que foram feitas na reunião de sexta-feira passada já estão elucidadas. Foi bem tranquilo a reunião técnica. Vamos fazer a devolutiva para ele e esperamos nos próximos dias voltar a ela para saber se há outras dúvidas. Até aqui tá tudo bem”, afirmou o ministro.

Segundo o ministro, o presidente está bem, e comandou a reunião, realizada no Palácio da Alvorada. Lula foi diagnosticado na noite de quinta-feira com uma pneumonia leve e adiou para domingo o embarque para a China.

Sobre o crédito consignado, o ministro afirmou ter identificado problemas na modalidade, particularmente no crédito rotativo, que terão que ser resolvidos. Ele disse que alguns bancos já estão adotando uma taxa máxima inferior a 2% no crédito com desconto em folha.
 

Haddad diz que líderes receberam bem o arcabouço fiscal

No início da semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que foi “muito boa” a recepção do arcabouço fiscal pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). 

“Nós expusemos as linhas gerais do arcabouço que vai ser anunciado pelo Presidente da República, acho que a recepção tanto dos líderes quanto dos presidentes foi muito boa, assim como foi dos ministros na sexta-feira, que conheceram o arcabouço na reunião com o presidente, nós estamos confiantes que nós estamos indo pra fase final”, disse Haddad, após se reunir com Pacheco.

Na manhã desta segunda-feira, o ministro da Fazenda apresentou a proposta fiscal ao líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT), e ao líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT).

De acordo com Haddad, faltam apenas “detalhes” para a proposta ser apresentada ao público. “São detalhes pontuais que estou esperando”, revelou.