O Instituto Atlas Intel, líder em pesquisa e análise de tendências tecnológicas, abriu nesta segunda-feira (28) o formulário da pesquisa “Indústria 4.0 no Brasil”, voltada para os profissionais de indústrias brasileiras. O estudo tem o objetivo de analisar a fundo e oferecer um raio-X do uso de tecnologias no setor e seus impactos sobre produtividade e economia de recursos.
A pesquisa pretende traçar uma análise abrangente do emprego de tecnologias 4.0 nos diferentes setores industriais brasileiros, destacando os investimentos realizados e os resultados alcançados pelas empresas que adotam técnicas inovadoras. O estudo se aprofundará no cenário atual destacando as tendências da Indústria 4.0 no Brasil para assim fornecer às empresas uma visão precisa sobre como essas tecnologias estão ditando os novos rumos da indústria.
“A Indústria 4.0 está redefinindo a forma como as empresas operam e se destacam em um mercado global altamente competitivo”, afirma Andrei Roman, CEO da AtlasIntel. “Essa pesquisa permitirá que profissionais e empresas brasileiras entendam melhor o impacto dessas tecnologias em seus setores específicos e oferece uma oportunidade única para compartilhar e receber informações valiosas”, completa.
Além do panorama geral, a pesquisa também irá mensurar o impacto da implementação de tecnologias preditivas na indústria brasileira, que tem sido cada vez maior nos últimos anos e tem desempenhado um papel crucial na otimização dos processos de produção, prevenção de falhas e redução de custos operacionais.
A participação do público é fundamental para o sucesso da pesquisa pioneira. Todos os profissionais da indústria no Brasil estão convidados a contribuir com suas respostas, completamente anônimas e sigilosas, para enriquecer a análise.
Em troca, os participantes terão acesso a um relatório completo de sua empresa, incluindo uma avaliação de seu desempenho em comparação com seu setor e uma visão geral do panorama nacional.
Além disso, será divulgado um ranking das 100 empresas que melhor investem em Indústria 4.0, em que as 10 primeiras serão reconhecidas e premiadas.
“O ranking irá premiar as companhias que optaram por utilizar a tecnologia a seu favor e saíram na frente na utilização da inteligência artificial para reduzir custos e aumentar a produtividade, algo tão necessário e discutido no país”, disse Fauzi Mendonça, Diretor da Revista Manutenção, parceira da pesquisa.
A pesquisa estará disponível de forma online em um site criado especificamente para a pesquisa do Instituto Atlas Intel até 24 de outubro. As análises individuais das empresas serão enviadas em até 30 dias depois do envio das respostas e o ranking nacional da Indústria 4.0 será divulgado em breve.
AtlasIntel e TRACTIAN parceiras da pesquisa, garantem a confidencialidade das informações fornecidas e a utilização adequada dos dados para fins exclusivamente analíticos.