Política

IPCA, CPI, ata do Fomc: confira agenda da semana

Semana será de divulgação de indicadores importantes tanto no Brasil quanto nos EUA

Apesar do feriado de Nossa Senhora Aparecida, na quinta-feira (12), a semana será de divulgação de indicadores importantes tanto no Brasil quanto nos EUA.

Na agenda brasileira, o IBGE fará uma série de divulgações importantes sobre o desempenho da economia local referente a setembro. O destaque fica com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que será divulgado na quarta (11).

O mercado projeta aceleração na inflação puxada pela alta dos combustíveis e os reajustes feitos pela Petrobras (PETR3;PETR4). O Itaú (ITUB4) prevê crescimento mensal de 0,35%, enquanto o Bradesco (BBDC4) projeta alta de 0,32%. 

Nos próximos dias também serão lançados os levantamentos relevantes que mostrarão os números da agricultura, indústria e construção civil. 

EUA

Os mercados do mundo inteiro estarão de olho nos índices que serão divulgados sobre a economia americana nos próximos dias. Os números podem dar pistas sobre como o Fed (Federal Reserve) vai se comportar em relação às taxas de juros no país. 

Na quarta-feira (11), véspera de feriado no Brasil, será divulgada a ata da última reunião do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto, na sigla em inglês) do Fed, realizada nos últimos dias 19 e 20 de setembro. Na ocasião, o Banco Central americano pausou o ciclo de aperto monetário pela segunda vez no ano e manteve a taxa básica de juros nos EUA entre 5,25% a 5,50%. 

No dia seguinte, data de feriado no Brasil e de mercado local inoperante, os investidores vão conhecer o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA referente ao mês de setembro.

O consenso do mercado, compilado pela Refinitiv, aponta para um avanço de 0,3% no índice em relação a agosto. Em 12 meses, a inflação ao consumidor deve desacelerar para 3,6%. Para o núcleo do CPI, a expectativa é de alta de 0,3% na comparação mensal, levando o core anual para 4,1%.

Já na sexta (13), começa a temporada de divulgação do terceiro trimestre de 2023 dos bancos. JP Morgan, Wells Fargo e Citigroup serão os primeiros a reportar seus balanços.

China

A agenda da China também trará dados importantes nesta semana. Os números chamam atenção do mundo por conta da crise imobiliária que atinge o gigante asiático. Na quarta-feira (11), será informado o volume de empréstimos realizados em setembro.

Na quinta (12), saem os dados de inflação de setembro: a do consumidor (CPI). Segundo o consenso Refinitiv, a economia chinesa deve apresentar variação mensal positiva de 0,3%, e a do produtor (PPI) – a média das projeções do mercado prevê uma queda anual de 2,4%.

Por fim, na sexta (13) vai ser divulgada a balança comercial chinesa de setembro. O consenso do mercado prevê superávit de US$ 70 bilhões, mas com uma queda anual de 6% nas importações e de 8,3% nas exportações.