A primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, passará a ter sua agenda de compromissos oficiais divulgada após cobranças por maior transparência em relação aos eventos de que participa. Nesta terça-feira (4), foi realizada a primeira divulgação na conta do Instagram, com o anúncio de sua participação no PNAE (Encontro Nacional de Alimentação Escolar).
Janja não tem obrigação legal de divulgar diariamente uma agenda pública, como ocorre com autoridades que ocupam cargo oficial. Segundo o Valor, essa é a primeira vez que uma primeira-dama despacha diariamente no Palácio do Planalto e participa de reuniões políticas e de trabalho do Executivo.
Desde 2023, já havia cobranças por maior transparência em relação a compromissos, participações e declarações de gastos da primeira-dama, cuja presença na agenda oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem se intensificado.
Naquele ano, o jornal Folha de S.Paulo revelou, via LAI (Lei de Acesso à Informação), que, entre 1º de janeiro e 28 de junho, a primeira-dama teve 86 compromissos registrados, incluindo reuniões com ministros, além de encontros com parlamentares e influenciadores.
Popularidade de Janja despenca e preocupa o governo Lula
A popularidade de Rosângela Lula da Silva, a Janja, socióloga e primeira-dama da República, está em declínio desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é o que indica nova pesquisa da Quaest realizada no início de dezembro e cujos resultados foram divulgados nesta semana.
A avaliação positiva de Janja despencou 19 pontos percentuais desde o início do terceiro mandato de Lula, segundo o levantamento, financiado pela corretora Genial Investimentos.
A aprovação de Janja chegava a 41% em fevereiro de 2023, mas recuou para 28% em dezembro do ano passado e agora está em apenas 22%, segundo o “InfoMoney”.
Enquanto isso, o índice de reprovação a Janja, que era de 19% em fevereiro de 2023, passou para 26% em dezembro do ano passado e hoje é de 28%. Já a avaliação regular variou dos iniciais 22% para 32% e agora alcançou os 30%.
Além disso, o levantamento da Quaest mostrou que a aprovação de Janja teve queda em todas as regiões brasileiras. No Nordeste, tradicional reduto eleitoral de Lula, o tombo foi de 27 pontos percentuais – de 56%, em fevereiro de 2023, para 29%.