O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (4) que apoia o fim do uso de combustíveis fósseis, mas defendeu a continuidade da exploração do petróleo no Brasil.
“Não vou abrir mão do petróleo brasileiro para os outros explorarem. Quero que façamos da forma mais saudável e responsável possível”, disse, durante cerimônia da Petrobras em Duque de Caxias (RJ).
Lula destacou que a transição energética é necessária, mas precisa ser feita com planejamento e financiamento.
“Sou favorável a acabar com o combustível fóssil. Mas isso exige financiamento para a chamada transição energética que precisamos fazer”, afirmou.
Segundo o presidente, quando a Petrobras vai bem, a economia do país também melhora. Ele afirmou ter plena noção da importância da estatal, que, segundo ele, vai além de ser apenas uma empresa de petróleo.
Durante o evento, Lula voltou a defender o programa de gás subsidiado para a população de baixa renda e a criação de uma linha de crédito para motoboys.
“Chama a gente de populista. Dizem que estamos interferindo no mercado. Mas quero interferir para abaixar o preço da comida”, declarou.
Em tom bem-humorado, o presidente elogiou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacando que, apesar de sua postura discreta, ela possui grande inteligência e firmeza no comando da estatal.