O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na terça-feira (12), que, durante a COP30 (Conferência do Clima), em Belém (PA), no mês de novembro, o Brasil vai propor a criação de uma tarifa para que países ricos paguem para conter as mudanças climáticas.
“Nós queremos, na verdade, que haja justiça ambiental. E a COP, no Brasil, será transformada na COP da verdade”, disse em entrevista ao jornalista Reinaldo Azevedo, da BandNews.
O presidente declarou que os países ricos têm uma dívida de mais de US$ 1,3 trilhão por ano devido às mudanças climáticas. Lula ainda ressaltou que quer ouvir dos chefes de Estado o que pensam sobre os alertas dos cientistas.
“Eu acho que uma criança aprendendo como é que faz coleta seletiva de lixo pode educar o pai e a mãe”, afirmou o petista, de acordo com a Agência Brasil.
Lula também citou fenômenos como neve na Arábia Saudita e chuvas no deserto. “É um negócio maluco que está acontecendo no planeta. Eu acho que tem a ver com a irresponsabilidade humana.”
Lula e Xi Jinping reafirmam parceria em ligação telefônica
O presidente do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da China, Xi Jinping, conversaram por telefone nesta terça-feira (12). De acordo com informações do governo, o diálogo foi focado no fortalecimento de relações bilaterais.
Xi Jinping declarou que Brasil e China estão vivendo os seus melhores momentos históricos, com progressos relevantes para a construção de uma comunidade de destino China-Brasil e na coordenação de estratégias nacionais, disse a Exame.
Sobre estratégia bilateral, os governantes também se comprometeram em ampliar o escopo da cooperação para setores como saúde, petróleo e gás, economia digital e satélites.
Ambos os presidentes concordaram sobre a importância do G20 e dos Brics na defesa do multilateralismo e Lula reiterou a importância que a China vai ter para a COP30 e no combate às mudanças climáticas.