Política

Lula escolhe Carlos Fávaro para Ministério da Agricultura

Há previsão de que o deputado Neri Geller (PP-MT) seja seu secretário executivo na pasta, mas isso ainda não foi fechado

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), escolheu o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) para assumir o Ministério da Agricultura, segundo informações do “Estadão”. Há previsão de que o deputado Neri Geller (PP-MT) seja seu secretário executivo na pasta, mas isso ainda não foi fechado.

O futuro ministro da Agricultura do Governo Lula é conhecido pelo trabalho que desempenhou, nos últimos anos, à frente da Aprosoja/MT (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso), trabalho que o projetou para o mundo político e que acabou por elegê-lo senador em 2018.

No entanto, a associação faz oposição ao nome de Fávaro, alegando que o ruralista “não tem legitimidade para representar o setor como interlocutor em Brasília”, segundo a “Exame”. 

Ex-ministro de Dilma ajuda na escolha do novo ministro de Lula

Nos bastidores, a escolha de Fávaro contou com a ajuda e conselhos de pessoas como o ex-ministro da Agricultura no governo Dilma Rousseff, Blairo Maggi. Nos últimos dias, Maggi fez conversas por telefone com a alta cúpula do PT, para apontar caminhos de como os petistas podem refazer as pontes com o agronegócio, setor que apoiou em massa o presidente Jair Bolsonaro (PL). 

No último mês, a Aprosoja-MT criticou Fávaro e Neri Geller por apoiarem o governo petista, afirmando que a dupla teria entrado “diretamente em divergência com os valores conservadores da classe produtora”. 

Lula convida Marina Silva para ministério do Meio Ambiente

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou na sexta-feira (23) a deputada eleita Marina Silva (Rede-SP) para ser a ministra do Meio Ambiente segundo o jornal “Folha de S. Paulo”.

De acordo com a publicação, Lula chegou a convocar a senadora Simone Tebet (MDB) para o cargo, mas recebeu uma negativa.

Além disso, Tebet teria estipulado que só aceitaria o cargo proposto por Lula se Marina Silva ocupasse o posto de autoridade climática, mas a política da Rede recusou o cargo por, segundo ela, se tratar de um posto técnico.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile