O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá embarcar para a China em 11 de abril para uma visita que incluirá uma reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, segundo informou o Palácio do Planalto nesta sexta-feira (31).
De acordo com o Planalto, Lula deve se encontrar com Xi no dia 14. Além disso, está em aberto a possibilidade Lula visitar Xangai, onde ele participaria da cerimônia oficial de posse da ex-presidente Dilma Rousseff como nova chefe do New Development Bank, o banco dos Brics.
De acordo com o “Infomoney”, a intenção da equipe de Lula é manter a maior parte da agenda programada para a viagem que seria esta semana, com a assinatura de pelo menos 20 acordos entre os dois governos. Deve ser mantido o rito da visita de Estado, com encontro com Xi, com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, e uma visita à Assembleia Nacional Popular, o Congresso do país.
Lula adia viagem à China por orientação médica
Anteriormente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia adiado sua viagem à China. A viagem estava prevista para o último sábado (25) mas, por orientação médica, o embarque aconteceria no último domingo (26) – data esta que também precisou ser adiada.
Em 23 de fevereiro, Lula começou a se queixar de dores de garganta e até chegou a pedir desculpas durante um discurso. No mesmo dia, deu entrada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, com sintomas gripais. Ele recebeu o diagnóstico de pneumonia leve e, neste sábado, de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A. O presidente passou por tratamento.
“Apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral”, informou o Governo em nota.
O adiamento, segundo a nota, já havia sido comunicado para as autoridades chinesas “com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data”. A reunião de Lula com o presidente chinês, Xi Jinping, estava marcada para o dia 28 de março.