Presidente Lula e Gabriel Galípolo. Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Presidente Lula e Gabriel Galípolo. Foto: Reprodução/ Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta segunda-feira (20) que o BC (Banco Central) “precisa começar” a reduzir a taxa de juros. “O Banco Central vai precisar começar a baixar os juros porque todo mundo sabe o que nós herdamos, e todo mundo sabe que estamos preparando este país para ter uma política monetária mais certa”, disse o presidente.

O Banco Central é comandado desde o início deste ano pelo economista indicado por Lula, Gabriel Galípolo. No momento, a taxa Selic (taxa básica de juros) está em 15% ao ano.

Haddad afirma que Lula terminará governo com melhor resultado fiscal desde 2015

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou, nesta segunda-feira (20), que o governo Lula vai terminar o terceiro mandato com o menor déficit público desde 2015. Declaração foi feita durante o evento de lançamento do programa “Reforma Casa Brasil”. Informações via Valor Econômico.

Haddad afirmou que o governo optou por “diminuir o déficit público no Brasil cortando dos empresários, não de quem precisa de moradia, que vive de de salário mínimo ou aposentado.”

“Vimos espaço para cortar o gasto tributário, de quem mora na cobertura e não paga condomínio”, falou o ministro em seu breve discurso.

O ministro afirmou ainda que Lula terminará o mandato com a menor inflação acumulada da história e a menor taxa de desemprego acumulada em quatro anos.