Política

Lula confirma presença em debate de presidenciáveis no domingo (28)

Bolsonaro, principal oponente de Lula nas eleições, ainda não confirmou presença no debate

O candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), escreveu, em seu Twitter, neste sábado (27), que estará no primeiro debate entre presidenciáveis, que ocorrerá neste domingo (28). O debate será realizado nos estúdios do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em São Paulo. 

“Nos vemos na Band amanhã, 21 horas”, escreveu Lula em seu Twitter, por volta das 12h30 deste sábado.

Os principais candidatos ao Planalto deverão estar no debate. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL), vice-líder nas pesquisas eleitorais, ainda não confirmou presença, oficialmente, no debate. Na última sexta-feira (26), entretanto, Bolsonaro disse que deveria comparecer ao debate, durante entrevista a um programa da rádio “Jovem Pan”. 

Veja também: Paulo Guedes: PIB do Brasil pode crescer até 3,5% em 202

Os candidatos Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Ávila (Novo), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil) já confirmaram presença no debate deste domingo. O debate contará com três blocos e não haverá plateia. Caso um candidato não compareça, sua cadeira ficará vazia no estúdio durante o evento.

Nos vemos na Band amanhã, 21 horas. pic.twitter.com/TvRUqtLDzv
— Lula 13 (@LulaOficial) August 27, 2022

Distância entre Lula e Bolsonaro cai para 8 pontos, segundo pesquisa Exame/Ideia

A distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), nas intenções de voto, caiu de 11 para 8 pontos percentuais, segundo a pesquisa Exame/Ideia, divulgada na última quinta-feira (25). A queda, no entanto, ocorre no limite da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

No cenário estipulado na pesquisa Exame/Ideia, Lula aparece com 44% das intenções de voto, mesmo número registrado no levantamento de julho. Já Bolsonaro saiu de 33% para 36%. Na série histórica da pesquisa, a maior distância entre Lula e Bolsonaro no primeiro turno foi registrada em janeiro deste ano, quando estava em 17 pontos.