O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu o general Julio Cesar de Arruda, neste sábado (21). O novo comandante do exército será Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que era comandante militar do Sudeste.
A relação de Lula e Arruda vinha sofrendo desgastes, desde a primeira semana de governo, basicamente. Arruda sempre se mostrou contra a retirada de bolsonaristas dos acampamentos em frente aos quartéis.
O ex-comandante do exército também chegou a dizer que Lula não tinha confiança nos militares. De acordo com o jornal “O Globo”, a decisão de demitir o comandante das Forças Armadas do Brasil mostra que Lula quer reafirmar sua autoridade como chefe do Governo, já que Arruda não o aceitava plenamente como chefe.
Lula retoma relações do Brasil com países da América Latina
O presidente Lula retomará, neste domingo (22), as relações do Brasil com a América Latina, inclusive com a Argentina. O Brasil voltará a fazer parte da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). As informações são da “Reuters”.
Lula não foi ao Fórum Econômico de Davos e deu preferência em reatar os laços com parceiros regionais, o que foi deixado de lado no governo Bolsonaro. Mesmo sem ter ido a Davos, o presidente enviou Fernando Haddad e Marina Silva como representantes da economia e do meio ambiente, respectivamente.