Política

Lula: deputado protocola pedido de impeachment de presidente, diz site

O pedido foi protocolado após o presidente afirmar, em uma entrevista para o site Brasil 247

 

O deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) protocolou na tarde desta quarta-feira (22), um pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação é do site O Antagonista.

O pedido foi protocolado após o presidente afirmar, em uma entrevista para o site Brasil 24, na terça-feira (21), que só ficaria bem “quando f…” com o ex-juiz e senador Sergio Moro.

A fala foi vista por parlamentares como uma tentativa de intimidação do chefe do Poder Executivo. Segundo políticos ouvidos pelo site, Lula cometeu crime de responsabilidade

 

Lula critica BC e Campos Neto às vesperas do Copom

Na referida entrevista, Lula voltou a tecer críticas contra o BC (Banco Central) e ao presidente do banco, Roberto Campos Neto. O chefe do executivo afirmou que vai continuar pressionando o BC para reduzir a taxa de Selic (taxa básica de juros). Atualmente a taxa é de 13,75%, considerada um absurdo pelo presidente.

“Eu vou continuar batendo, eu vou continuar tentando brigar para que a gente possa reduzir a taxa de juros”, disse Lula ao “247”.

As críticas do presidente são feitas na data que antecede a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária)  para decidir justamente a taxa Selic. O encontro acontece uma vez a cada 45 dias. 

Além das críticas ao banco, Lula também repreendeu Roberto Campos, presidente do BC. O dirigente federal disse que a autonomia do banco não é importante.

“Eu, sinceramente, acho que o presidente do Banco Central não tem compromisso com a lei que foi aprovada de autonomia do Banco Central. Nunca me importei com a autonomia do Banco Central”, afirmou.
 

Rui Costa ameaça dobrar os ataques a Campos Neto caso Selic não caia

Em meio a tensão do mercado para a decisão da Selic (taxa básica de juros), o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), disse a jornalistas nesta quarta-feira (22), que o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, presta um “desserviço” à população brasileira ao manter a taxa em 13,75%, pois baliza todos os empréstimos.

Rui Costa segue o caminho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que também desferiu críticas à autonomia do Banco Central e ao presidente. Ainda segundo o ministro, o governo já tem uma reação ensaiada caso o juro não caia: redobrar as críticas e os ataques a Campos Neto, informou o Estadão.

“O Brasil é disparado a maior taxa real de juros do mundo. Então, a economia está sendo asfixiada. O comércio está sendo asfixiado em seu financiamento. Nós estamos com uma crise de crédito”, afirmou Costa em um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.

Ele ainda completa: “Acho que não é explicável essa posição do Banco Central de ficar irredutível a uma taxa tão exorbitante de juros. Ou o mundo inteiro está errado e só o Banco Central Brasileiro está certo […]  O que o presidente do Banco Central está fazendo é um desserviço à nação brasileira”.