O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve sancionar na próxima semana os projetos que compõem o pacote fiscal, recentemente aprovados pelo Congresso Nacional. Segundo interlocutores e assessores próximos, Lula deve aproveitar sua presença em Brasília para dar aval aos textos nos próximos dias. A informação é do jornal Valor.
O tema está sob análise da equipe da Casa Civil, e ainda não está definido se novos vetos serão feitos, além dos já acordados durante as negociações entre líderes e parlamentares.
Ao todo, dois projetos aguardam sanção presidencial. O primeiro é o projeto de lei complementar (PLP) que estabelece novos limites para os gastos públicos em caso de déficit primário. O texto prevê que, nessa situação, será proibida a concessão, ampliação ou prorrogação de incentivos e benefícios tributários.
Dólar cai a menos de R$ 6,10 após falas de Lula sobre fiscal e Galípolo
A desvalorização do dólar na sessão desta sexta-feira (20) já chega a 1%, a R$ 6,05, enquanto as taxas dos DIs (Depósitos Interfinanceiros) de longo prazo aprofundaram perdas repercutindo os comentários do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado do presidente do BC (Banco Central), Gabriel Galípolo.
Lula se juntou a Galípolo, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, e Rui Costa, ministro da Casa Civil, em um vídeo publicado no Instagram. No conteúdo, o presidente afirmou que Galípolo tem sua confiança e de “toda a equipe” e que ele será o mais importante presidente do BC.
Além disso, o petista esclareceu que seu governo segue atento para a eventual necessidade de novas medidas na área fiscal, na tentativa de seguir as regras do Arcabouço.
Além do vídeo de Lula, o dólar também reage a um novo leilão realizado pelo BC, que desde quinta-feira da semana passada já vendeu mais de 23,75 bilhões de dólares em uma série de intervenções no câmbio, incluindo vendas à vista e leilões de linha (dólares com compromisso de recompra).