"Trabalhar juntos"

Lula diz que pediu a Zema que parasse de 'falar mal' do governo

“Sei que o Zema é de outro partido e que, às vezes, ele falava mal de mim [...] A gente tem que trabalhar juntos", afirmou Lula

Presidente Lula
Presidente Lula / Foto: Ricardo Stuckert/ PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sai em defesa de que o governo federal mantenha uma relação “civilizada” com os governadores da oposição.

Lula está em viagem oficial em Minas Gerais, e afirmou que mantém uma relação cordial com o governador do Estado, Romeu Zema (Novo), aliado declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O atual governador de Minas Gerais é cotado um dos possíveis candidatos à eleição presidencial de 2026. Zema está em seu segundo mandato como governador e não poderá disputar a reeleição ao cargo.

Enquanto isso, as expectativas são de que Lula deve se candidatar novamente ao Planalto, de acordo com o “InfoMoney”.

“O governo passado só conversava com quem ele [Bolsonaro] gostava. Ele passou 4 anos sem receber 90% dos governadores em Brasília. Quando visitava um estado de que ele não gostava, não comunicava o governador e fazia as coisas sozinho”, criticou Lula, em entrevista à “Rádio Vitoriosa”.

“Eu tive relação com o Aécio [Neves, ex-governador de Minas e hoje deputado federal], que era oposição a mim, da forma mais civilizada possível”, prosseguiu Lula.

“Sei que o Zema é de outro partido e que, às vezes, ele falava mal de mim. Outro dia eu até falei para ele que era preciso parar de falar mal porque a gente tem que trabalhar junto”, disse.

Segundo Lula, o governo federal está “trabalhando com todos os governadores sem distinção”. “Em todo lugar que eu vou, eu convido o governador. Se ele não for, é problema dele”, concluiu.

Lula celebra PIB do 2TRI24: ‘mais uma notícia boa para economia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou, nesta terça-feira (03) o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil no segundo trimestre deste ano, que veio acima do esperado.

“Mais uma notícia boa para a economia. O PIB cresceu 1,4% no 2º trimestre de 2024, uma alta de 3,3% em relação a um ano atrás. Crescimento que se soma ao aumento dos empregos, o consumo das famílias e melhor qualidade de vida. Sem bravata e mentiras. É isso que importa”, escreveu Lula em seu perfil no Threads.

Mais cedo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou o número do indicador para o período entre abril e junho de 2024, que mostrou alta de 1,4% na comparação com o primeiro trimestre deste ano.

As estimativas do consenso do mercado apontavam para uma alta de 1% no período. Já na comparação com o segundo trimestre do ano passado, a expansão foi de 3,3%, outro resultado acima do esperado.

Os avanços de 1% nos serviços e 1,8% na indústria contribuíram para o PIB positivo no trimestre, embora a agropecuária tenha recuado 2,3% no período, conforme os dados do IBGE.