Política

Lira diz a Lula que irá ajudar com governabilidade

Lula, em contrapartida, disse que não irá interferir na sucessão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu nesta quarta-feira (09) com Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados. O petista disse que não irá interferir na sucessão da Mesa Diretora da casa. Lira, por sua vez, reiterou que pretende ajudar com a governabilidade do novo governo. As informações são da “CNN”. 

Hoje me encontrei pela primeira vez com o presidente da Câmara dos Deputados, @ArthurLira_. O país precisa de diálogo e normalidade.

?: @ricardostuckert pic.twitter.com/mloDPuQ3Qv
— Lula (@LulaOficial) November 9, 2022

“Foi super positiva a conversa. Ambos demonstraram espírito colaborativo. O presidente Lula disse que quer enfrentar a fome, reconstruir o Brasil, voltar o país à normalidade. Lira se colocou à disposição para ajudar a governabilidade do governo Lula”, afirmou o deputado Reginaldo Lopes (PT) à “CNN”.

Segundo Lopes, Lira também demonstrou apoiar a PEC da Transição.

“Ele falou que acha legítima a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Transição porque todos os candidatos defenderam o Auxílio Brasil de R$ 600 na campanha. Falou que tem preferência pela PEC”, afirmou.

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil na eleição mais disputada da história e exercerá o seu terceiro mandato a partir do dia 1 de janeiro de 2023. Lula teve 59 milhões de votos (51% dos votos válidos) contra 57 milhões (49%) de Jair Bolsonaro (PL), que disputava a reeleição.

Partido de Bolsonaro anuncia que fará oposição ao governo Lula

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro (PL), anunciou nesta terça-feira (8) que fará oposição ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a partir do ano que vem. O partido presidido por Valdemar Costa Neto já esteve na base de apoio do petista quando ele foi presidente, entre 2003 e 2010.

Em 2022, impulsionado pela popularidade de Bolsonaro, o PL foi o partido que mais elegeu deputados federais. Além disso, a sigla terá a maior bancada do Senado em 2023. Segundo Costa Neto, “a maioria dos deputados e senadores escolhida pela nação são defensores dos mesmos ideais que o PL defende”, valores estes que “foram glorificados” com a chegada de Bolsonaro ao partido.

“Portanto, o PL não renunciará às suas bandeiras de ideias, será oposição aos valores comunistas e socialistas, será oposição ao futuro presidente”, reiterou Costa Neto se referindo ao governo Lula.