Política

Lula é eleito presidente do Brasil pela 3ª vez

Até o momento, Lula teve quase 59 milhões de votos (51% dos votos válidos) contra 57 milhões (49%) de Jair Bolsonaro (PL)

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil, neste domingo (30), na eleição mais disputada da história, e exercerá o seu terceiro mandato a partir do dia 1 de janeiro de 2023. Lula teve 59 milhões de votos (51% dos votos válidos) contra 57 milhões (49%) de Jair Bolsonaro (PL), que disputava a reeleição. É a primeira vez na história que um presidente perde a reeleição no País desde a redemocratização.

O petista recebeu mais votos do que no primeiro turno das eleições de 2022. No primeiro turno, Lula totalizou 57,2 milhões de votos (48,4%). Esta foi a sexta eleição em que Lula concorreu ao pleito. 

Lula tem longa história de disputas

Na primeira vez em que concorreu nas eleições presidenciais, em 1989, Lula foi derrotado por Fernando Collor de Mello. Em suas duas tentativas seguintes à derrota de 1989, Lula foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1994 e 1998. 

Já em 2002, em sua quarta tentativa, Lula derrotou José Serra (PSDB) com 61% dos votos no segundo turno. Em 2006, o petista foi reeleito, após um primeiro mandato que teve como marcos o controle da inflação e a estabilidade fiscal. Lula volta ao poder, em 2022, com a mesma perspectiva de controle de inflação e responsabilidade fiscal.

Os governos de Lula foram marcados pelo crescimento econômico e pelas políticas sociais implementadas, como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família. O governo Lula teve a maior média de crescimento do PIB em 20 anos, de 4% ao ano. A renda per capita também aumentou, registrando alta de 23,05%. 

Quando Lula assumiu pela primeira vez, a inflação encontrava-se em 12,53%. O petista entregou o governo com a inflação em 5,90%.

A melhoria das relações com o exterior também foi um marco importante no quesito econômico do governo Lula. A China, por exemplo, se transformou na principal parceira econômica do Brasil.

O cenário de crescimento econômico brasileiro se apoiou no crescimento das exportações de matérias-primas e commodities do Brasil para nações que estavam em crescimento, como a China.

O fortalecimento da economia brasileira entre 2003 e 2007, parte do período em que Lula foi presidente, foi um dos fatores preponderantes para que os impactos da crise econômica de 2008 fossem reduzidos no Brasil frente ao cenário internacional.