Política

Lula convida governador da Bahia para Ministério, diz site

Ministério das Cidades, provável destino de Rui Costa, deve ser recriado na gestão de Lula

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou convite a Rui Costa, governador da Bahia pelo Partido dos Trabalhadores, para que o político passe a fazer parte de seu governo, segundo apuração do jornal “Valor”. O destino mais provável do baiano seria o Ministério das Cidades, que foi extinto na gestão Jair Bolsonaro (PL) e fundido com a Integração Nacional para formar o Ministério do Desenvolvimento Regional. Com isso, a pasta deve ser recriada. 

Segundo o “Valor”, Costa já era nome quase certo no primeiro escalão e chegou a ser cogitado para a Fazenda. Agora, segundo “O Globo”, a cúpula do PT está pressionando Lula para que Haddad assuma o Ministério da Fazenda. 

Costa é reconhecido pela responsabilidade fiscal, mas interlocutores de Lula afirmam que o presidente eleito prefere alguém com traquejo político em Brasília para a função e vê Costa como um exitoso tocador de obras. O metrô de Salvador e a ponte Itaparica-Salvador foram dois contratos que avançaram durante a administração de Rui Costa na Bahia.

Neste fim de semana, os economistas André Lara Resende, Guilherme Mello e Persio Arida foram convidados a integrar a equipe de transição. Conforme apurou o “Valor”, Lara Resende teria aceito o convite. Ele, ao lado de Arida, figurou entre os criadores do Plano Real. 

Parceiros

A expectativa é que os nomes para a transição entre os governos de Bolsonaro e Lula sejam oficializados nesta segunda-feira (7). O petista já havia sinalizado que pode buscar “gente de fora”, apontando para uma possibilidade de procurar políticos de fora do PT para tratar de economia.

Ainda, o senador Flávio Dino (PSB-MA) é cotado para o Ministério da Justiça ou para o Ministério da Segurança Pública, caso realmente haja um desmembramento das duas pastas, que foram unificadas. Para a Casa Civil, ou para equipe econômica, o nome cogitado é de Wellington Dias (PT), ex-governador do Piauí e também eleito para o Senado.

Ainda, Gleisi Hoffmann e Marina Silva (Rede) aparecem entre os nomes cotados para o governo Lula.