Política

Lula convida governador da Bahia para Ministério, diz site

Ministério das Cidades, provável destino de Rui Costa, deve ser recriado na gestão de Lula

Lula convida governador da Bahia para Ministério
Rui Costa

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou convite a Rui Costa, governador da Bahia pelo Partido dos Trabalhadores, para que o político passe a fazer parte de seu governo, segundo apuração do jornal “Valor”. O destino mais provável do baiano seria o Ministério das Cidades, que foi extinto na gestão Jair Bolsonaro (PL) e fundido com a Integração Nacional para formar o Ministério do Desenvolvimento Regional. Com isso, a pasta deve ser recriada. 

Segundo o “Valor”, Costa já era nome quase certo no primeiro escalão e chegou a ser cogitado para a Fazenda. Agora, segundo “O Globo”, a cúpula do PT está pressionando Lula para que Haddad assuma o Ministério da Fazenda. 

Costa é reconhecido pela responsabilidade fiscal, mas interlocutores de Lula afirmam que o presidente eleito prefere alguém com traquejo político em Brasília para a função e vê Costa como um exitoso tocador de obras. O metrô de Salvador e a ponte Itaparica-Salvador foram dois contratos que avançaram durante a administração de Rui Costa na Bahia.

Neste fim de semana, os economistas André Lara Resende, Guilherme Mello e Persio Arida foram convidados a integrar a equipe de transição. Conforme apurou o “Valor”, Lara Resende teria aceito o convite. Ele, ao lado de Arida, figurou entre os criadores do Plano Real. 

A expectativa é que os nomes para a transição entre os governos de Bolsonaro e Lula sejam oficializados nesta segunda-feira (7). O petista já havia sinalizado que pode buscar “gente de fora”, apontando para uma possibilidade de procurar políticos de fora do PT para tratar de economia.

Ainda, o senador Flávio Dino (PSB-MA) é cotado para o Ministério da Justiça ou para o Ministério da Segurança Pública, caso realmente haja um desmembramento das duas pastas, que foram unificadas. Para a Casa Civil, ou para equipe econômica, o nome cogitado é de Wellington Dias (PT), ex-governador do Piauí e também eleito para o Senado.

Ainda, Gleisi Hoffmann e Marina Silva (Rede) aparecem entre os nomes cotados para o governo Lula.