Política

Lula convida Lara Resende para Planejamento, diz jornal

Economista declarou voto em Lula ainda no primeiro turno

Lula convida Lara Resende para Planejamento
Lula pode anunciar maioria dos ministros na quinta-feira / Agência Brasil

O economista André Lara Resende foi convidado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser o ministro do Planejamento, segundo fontes ouvidas pelo jornal “Valor Econômico”. A expectativa é que ele responda ainda nesta quarta-feira (21) se aceitará ou não a pasta. 

Um dos formuladores do Plano Real, Lara Resende participou da equipe de transição na área econômica ao lado de Persio Arida, Nelson Barbosa e Guilherme Mello. 

O economista, que é próximo do futuro vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB),  declarou voto em Lula ainda no primeiro turno das eleições.

No governo de Fernando Henrique Cardoso, Lara Resende presidiu o BNDES, que será comandado por Aloizio Mercadante no terceiro mandato de Lula. 

Lula pode anunciar maioria dos ministros na quinta-feira

O futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou também nesta quarta que Lula pode anunciar quase todos seus ministros na quinta-feira (22).

“Quem anuncia [os ministros] é o presidente. Acredito que quase a totalidade amanhã”, afirmou a jornalistas no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede do governo de transição. 

O governo Lula será composto por 37 ministérios, mas, até o momento, apenas seis ministros estão definidos. São eles: Fernando Haddad (PT), que assumirá o Ministério da Fazenda; José Múcio (PTB-PE), para a Defesa; Flávio Dino (PSB-MA), que chefiará o Ministério da Justiça; Mauro Vieira, no Itamaraty; Rui Costa (PT), para a Casa Civil; e Margareth Menezes, que será a ministra da Cultura.

Além de Resende para o Planejamento, outros nomes também são especulados. Luiz Marinho (PT), ex-prefeito de São Bernardo do Campo, deve ocupar o Ministério do Trabalho, pasta que já chefiou entre 2005 e 2007. 

Com a promessa de mais mulheres em seu governo, Lula também sonda Nísia Trindade, presidente da Fundação Fiocruz, para o Ministério da Saúde e Luciana Santos na Ciência e Tecnologia. O Ministério do Esporte também será comandado por uma mulher.