Eleições 2026

Lula lidera cenários para 2026, mas possui a maior rejeição

Pesquisa CNT/MDA revela que Lula teve aumento na indicação de seu nome de forma espontânea, mas segue como o mais rejeitado

Foto: Montagem Agência Brasil, Câmara, Governo de São Paulo e Presidência da República
Foto: Montagem Agência Brasil, Câmara, Governo de São Paulo e Presidência da República

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as menções espontâneas entre os que apontam já ter um nome decidido para as eleições de 2026, mas ao mesmo tempo aparece com a maior rejeição em meio a eventuais nomes de candidatos.

É o que revela a nova edição da Pesquisa CNT/MDA de Opinião, divulgada nesta segunda (8), que apresenta uma avaliação do governo federal, além de projeções eleitorais para 2026.

Na pesquisa espontânea, em que o entrevistado cita um nome sem olhar qualquer lista, o presidente Lula aparece em primeiro lugar, com 27,5%, à frente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 21,1% das menções.

Na sequência, surgem os nomes do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 2,2%; do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), com 1,1%; e do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 1%.

Outros nomes citados pelos entrevistados da pesquisa CNT/MDA alcançaram 2,7% das menções. Já o número de indecisos chegou a 35,6%, com brancos e nulos alcançando 8,7%.

Em relação à pesquisa CNT/MDA anterior, divulgada em junho deste ano, o presidente Lula cresceu seis pontos percentuais, e o ex-presidente Jair Bolsonaro permaneceu com o mesmo resultado de 21%.

Já na rejeição espontânea, em que o entrevistado afirma, sem olhar qualquer lista, em quem não votaria de jeito nenhum para presidente, Lula lidera com 40,2%.
Na sequência dos mais rejeitados, Jair Bolsonaro aparece com 40,1%, e logo depois Tarcísio de Freitas, com 2,2% (o mesmo percentual dos que dizem que votariam nele).

A lista dos mais rejeitados de forma espontânea segue com Ciro Gomes (1,6%), Eduardo Bolsonaro (1,1%), e outros nomes atingindo 4,6% das menções.

Há ainda aqueles que rejeitam todos (1,2%), que não rejeitam nenhum candidato (5,8%), e que não sabe ou não respondeu (11,7%).

Lula lidera simulações de primeiro e segundo turno

Em relação aos questionamentos realizados com uma lista de candidatos apresentada aos entrevistados, o presidente Lula lidera as intenções de voto no primeiro turno e venceria candidatos em seis cenários diferentes de segundo turno.

Caso as eleições fossem hoje, Lula lidera o primeiro turno com 36,2%, Bolsonaro tem 29,7% e Ciro ficaria em terceiro lugar, com 9,6%.

Em cenário com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e sem Bolsonaro, Tarcísio tem 17,1% das intenções de voto e seria o segundo colocado no primeiro turno. Neste caso, Lula lideraria com 35,8%.

A pesquisa CNT/MDA mostra ainda que o atual presidente venceria o segundo turno das eleições em seis cenários diferentes se a escolha fosse hoje. Em um deles, no entanto, teria empate técnico com Ciro Gomes (39,4% X 36%).

Lula ganharia de Bolsonaro por 45,7% a 37,7%, respectivamente, de Tarcísio (43,9% X 37,6%), Romeu Zema (45% X 30,7%), Ratinho Junior (43,4% X 36,7%) e Ronaldo Caiado (44,8% X 30,4%).

Esta é a primeira vez que o presidente Lula passa o ex-presidente Jair Bolsonaro na comparação com as duas últimas edições da pesquisa.

O levantamento da CNT/MDA ouviu 2.002 pessoas entre os dias 3 e 6 de setembro, em 140 municípios de todos os estados, incluindo o Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos.