Logo após a confirmação da vitória de Lula (PT), na noite deste domingo (30), no segundo turno das eleições, diversos líderes internacionais começaram a parabenizar o pestista, que fará seu terceiro mandato como presidente da República.
Após um governo Jair Bolsonaro marcado pelo isolamento do Brasil nas relações internacionais, chefes de governo e de Estado europeus e latino-americanos, bem como o presidente dos EUA, disseram esperar que, com o governo Lula, as relações bilaterais sejam fortalecidas.
Em um resultado acirrado, o agora presidente venceu com 50,9% dos votos, contra 49,1% de Bolsonaro, o primeiro presidente a não ser reeleito desde a redemocratização.
Joe Biden, presidente dos EUA, parabenizou o petista em um comunicado oficial. “Envio meus parabéns a Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória em uma eleição livre, justa e digna de confiança. Espero que possamos trabalhar juntos e manter a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e nos anos que virão”, afirma o documento divulgado pela Casa Branca.
Já o presidente da França, Emmanuel Macron, foi um dos primeiros líderes a reagir ao resultado. “Parabéns, caro, Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, tuitou em português o chefe de Estado, que se tornou um desafeto de Bolsonaro ao longo de seu mandato.
Toutes mes félicitations, cher @LulaOficial, pour ton élection qui ouvre une nouvelle page de l’histoire du Brésil. Ensemble, nous allons unir nos forces pour relever les nombreux défis communs et renouer le lien d’amitié entre nos deux pays.
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) October 30, 2022
Já Pedro Sánchez, chefe de governo da Espanha, também celebrou a vitória petista nas urnas. “Parabéns, Lula, por sua vitória nestas eleições em que o Brasil decidiu apostar no progresso e na esperança”, escreveu o líder socialista no Twitter. “Vamos trabalhar juntos por justiça social, igualdade e contra as mudanças climáticas. Seu sucesso vai ser o do povo brasileiro.”
O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, também exaltou a cooperação entre os dois países. “Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente @LulaOficial pela sua eleição como presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de Portugal e do Brasil, mas também em torno das grandes causas globais”, destacou.
Já tive a oportunidade de felicitar calorosamente @LulaOficial pela sua eleição como Presidente da República do Brasil. Encaro com grande entusiasmo o nosso trabalho conjunto nos próximos anos, em prol de #Portugal e do #Brasil, mas também em torno das grandes causas globais.
— António Costa (@antoniocostapm) October 30, 2022
Quem também parabenizou Lula foi Josep Borrell, chefe da diplomacia da União Europeia. Ele afirma que espera trabalhar com Lula para promover as relações entre o bloco e o Brasil.
“Parabéns, Lula, por sua eleição! Estou ansioso para trabalhar juntos e avançar as relações UE-Brasil com seu governo e com as novas autoridades do Congresso e do Estado”, disse o comissário europeu.
Brazilian citizens went to the polls to elect their new president in a peaceful and well-organised election
Parabéns @LulaOficial on your election!
I look forward to working together & advancing EU-Brazil relations with your government, and with new Congress & State authorities https://t.co/JgSthRYGT9
— Josep Borrell Fontelles (@JosepBorrellF) October 30, 2022
“A União Europeia elogia em particular o Tribunal Eleitoral pela forma eficaz e transparente como conduziu o seu mandato constitucional ao longo de todas as fases do processo eleitoral, demonstrando mais uma vez a solidez das instituições brasileiras e da sua democracia”, acrescentou Borrell em comunicado.
Líderes da América parabenizam Lula
No Canadá, o primeiro-ministro Justin Trudeau também disse estar “ansioso para trabalhar” com o próximo presidente brasileiro “para fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente”. “Parabéns, Lula!”, completou o canadense.
Alberto Fernández, presidente da Argentina, falou em início de “um novo tempo” com a vitória do PT. “Parabéns, Lula! Tua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos”, escreveu o argentino. “Depois de tantas injustiças que você viveu, o povo do Brasil o elegeu, e a democracia triunfou.”
¡Felicitaciones @LulaOficial! Tu victoria abre un nuevo tiempo para la historia de América Latina. Un tiempo de esperanza y de futuro que empieza hoy mismo.
Acá tenés un compañero para trabajar y soñar a lo grande el buen vivir de nuestros pueblos. pic.twitter.com/ozfyBVpk4f
— Alberto Fernández (@alferdez) October 30, 2022
A vice-presidente Cristina Kirchner também parabenizou Lula pela vitória. “Hoje mais do que nunca, amor e muita felicidade. Obrigada, povo do Brasil. Obrigada, camarada Lula, por devolver alegria e esperança à nossa América do Sul”, escreveu Fernández no Twitter.
“Grande vitória”. Foi o que descreveu Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba. “Estimado irmão Lula, eu o parabenizo em nome do governo e do povo cubanos, que festejamos sua grande vitória em favor da união, da paz e da integração latino-americana e caribenha. Conte sempre com Cuba”, escreveu Díaz-Canel no Twitter.
Estimado hermano Lula (@LulaOficial), te felicito a nombre del gobierno y pueblo cubanos, quienes festejamos tu gran victoria a favor de la unidad, la paz y la integración latinoamericana y caribeña. Cuenta siempre con #Cuba. pic.twitter.com/dljBeDeHjT
— Miguel Díaz-Canel Bermúdez (@DiazCanelB) October 30, 2022
Em mensagem sucinta no Twitter, o presidente do Chile, Gabriel Boric, compartilhou um tuíte de Lula e escreveu: “Lula. Alegria!”. Já o presidente do Peru, Pedro Castillo Terrones, compartilhou o mesmo tuíte do petista. “”O Peru parabeniza o presidente eleito do Brasil, o camarada Lula, trabalhador, sindicalista, lutador. Sua vitória é essencial para fortalecer a unidade da América Latina e a justiça social da grande pátria”, escreveu o peruano.
Luis Arce, presidente da Bolívia, afirmou que a vitória de Lula “fortalece a democracia e a integração latino-americana”. “Temos certeza que você conduzirá o povo brasileiro pelo caminho da paz, do progresso e da justiça social”, disse em post no Twitter.
O ex-presidente boliviano e presidente do partido governista Movimento pelo Socialismo (MAS), Evo Morales, se juntou à felicitação, referindo-se a Lula como um “irmão de alma” que agora assume a Presidência pela terceira vez.
“Temos certeza que voltará a trabalhar pelos mais pobres e restabelecerá a dignidade e a soberania de seu país em suas relações exteriores. A Grande Pátria te abraça, irmão!”, afirmou Morales.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, publicou uma foto ao lado de Lula no Palácio Nacional do México, diante de uma pintura de Benito Juárez, e escreveu: “Lula venceu, povo abençoado do Brasil. Haverá igualdade e humanismo.”
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, disse esperar que ambos trabalhem para alcançar “um Mercosul mais aberto”. “Saudamos o presidente eleito do Brasil [Lula]. Esperamos trabalhar por um Mercosul moderno e aberto ao mundo. Da mesma forma, esperamos continuar e melhorar as ótimas relações bilaterais”, escreveu Pou em post no Twitter.